Delegação do Bax Catanduva sofre com intoxicação alimentar na estreia da LBF
Todos apresentaram quadro de vômito, diarreia e mal-estar após jantar no hotel
Foto: Jorge Bevilacqua/AD Santo André - Equipe do Bax estava pronta para encarar o AD Santo André no ABC Paulista
Por Da Reportagem Local | 15 de março, 2022

A ansiedade estava a mil. Afinal, sempre dá aquele frio na barriga antes da estreia em uma competição nacional. Com treinamentos desde fevereiro, a equipe Bebidas Poty/Tietê/Bax Catanduva estava pronta para encarar o AD Santo André, na tarde de domingo, 13, no ABC Paulista.

Porém, problemas fora da quadra não permitiram que o time entrasse com seu estilo de jogo ousado, rápido e, assim, buscasse uma partida parelha.

Uma intoxicação alimentar atingiu toda a delegação catanduvense ainda no hotel, em Santo André. Ao todo, eram 15 pessoas, incluindo o motorista do ônibus que levou atletas e comissão técnica. Todos apresentaram quadro de vômito, diarreia e mal-estar. Os sintomas tiveram início ainda na madrugada de domingo e se intensificaram na manhã do jogo.

“Durante a partida, algumas atletas passaram mal e precisaram sair de quadra para ir ao banheiro. Foi um dia muito difícil e fizemos o melhor possível, o que estava ao nosso alcance”, explica o técnico Cesamar Fernandes.

Todos os integrantes da equipe passaram por avaliação médica, receberam medicação e a delegação voltou para Catanduva na noite de domingo. Na manhã de segunda-feira, 14, as atletas começaram a apresentar melhora. Algumas jogadoras ainda não conseguem se alimentar e seguem com indisposição e alguns sintomas mais leves.

Em comunicado oficial em suas redes sociais, a diretoria do Bax Catanduva agradeceu as mensagens recebidas e pediu desculpas a todos os torcedores por não conseguir fazer o melhor em quadra.

“As meninas foram guerreiras por conseguirem terminar a partida. Força, guerreiras, vai da tudo certo. Queremos também parabenizar a equipe de Santo André, que fez uma boa partida. Nesse momento, as atletas vão se recuperar para que possam pensar no próximo adversário”, diz o comunicado.

O JOGO

Na tarde de domingo, o time de Santo André venceu por 100 a 55, no ginásio do Parque Celso Daniel. As veteranas alas Ariadna e Jaqueline somaram 44 pontos, com a cubana anotando um duplo-duplo de 23 pontos e 11 rebotes, enquanto a segunda marcou 21 pontos.

Mas a atleta mais eficiente e vencedora do troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida foi a ala/pivô Glenda, que teve 17 pontos, 13 rebotes, 5 assistências e 27 de eficiência em pouco menos de 30 minutos em quadra.

Principal referência ofensiva catanduvense, Thaissa foi a cestinha da equipe visitante, com 15 pontos. Fernanda Sena teve outros 10.

"Difícil falar e analisar o nosso jogo, porque não teve (tática). Falhamos muito na defesa e nos passes. Ao menos, competimos durante os 40 minutos. (A derrota) Faz parte, e é seguir para a próxima”, comenta a ala-armadora Thaissa, ao final da partida, em entrevista para a TV Cultura.

Na análise do técnico Cesamar, o início do jogo foi muito ruim para a equipe catanduvense, complicando o restante da partida. “Do outro lado da quadra, o Santo André teve um aproveitamento muito acima do normal. Não tínhamos força para segurar o volume forte delas”, finaliza.

PRÓXIMO COMPROMISSO

Bebidas Poty/Tietê/Bax Catanduva volta à quadra na próxima quinta-feira, 17, às 19h30, contra o Pró-Esporte/Sorocaba. A partida será no Ginásio Anuar Pachá, com entrada gratuita. Será obrigatório o uso de máscara e a apresentação do passaporte de vacinação da Covid-19.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Stella Vicente | 19 de abril de 2024
Copa Catanduva de Levantamento de Peso reúne campeões mundiais
Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Grêmio Novorizontino fecha preparação e inicia jornada no Brasileirão
Por Stella Vicente | 19 de abril de 2024
No Paraná, Bax Catanduva enfrenta Ponta Grossa pela Liga de Basquete