Os confrontos dos playoffs da Liga de Basquete Feminino (LBF) estão definidos e começam no dia 14 de julho, após a pausa da competição para a participação da Seleção Brasileira no Americacup, no México. O Bax Catanduva enfrentará, na pós-temporada, o Unimed Campinas.
A série melhor de três jogos começa no dia 16 de julho, um domingo, com o primeiro jogo em Catanduva, às 17 horas. A decisão vai ficar para Campinas, com jogo no dia 23, no mesmo horário. Se necessário, o jogo três será disputado também na casa campineira, uma vez que o adversário teve melhor campanha que o Bax.
O técnico Cesamar Fernandes afirma que o adversário é bastante difícil. Foi, segundo ele, uma equipe que começou o campeonato oscilando, mas se reforçou, as peças se encaixaram e o time cresceu na competição.
Já o Bax, avalia, segue sem padrão fixo de jogo, tendo boas e más apresentações. Até que os playoffs comecem, precisa encontrar seu equilíbrio. “Agora, é focar 100% no adversário, que é único nessa fase. Vamos estudá-las para chegarmos em nossa melhor fase”, cita o treinador.
Até que as quartas-de-finais comecem, a equipe treinará em dois períodos, com foco no trabalho físico e individualizado em um primeiro momento. Será importante para recuperar as atletas. “Teremos todo mundo disponível para os jogos decisivos. A exceção é a Stéfane, que teve uma lesão séria no joelho. Também contaremos com a Carol, que vai ajudar na rotação da equipe”, explica.
Depois dos Jogos Regionais, que acontecem na primeira semana de julho, as atenções serão voltadas para as partes tática e técnica, com foco na defesa. “Nosso jogo mais importante será o que faremos em casa. Precisamos ganhar de qualquer forma e jogar a pressão sobre o adversário. Ganhando diante da nossa torcida, jogaremos a decisão com mais calma.”
O Bax Catanduva encerrou a temporada regular na 6ª colocação, com seis vitórias e oito derrotas. Os demais confrontos serão: Sesi Araraquara (1º) x Ituano Basquete (8º), Sampaio Basquete (2º) x Sodiê Mesquita (7º) e AD Santo André (4º) x Unisociesc/Blumenau (5º).
RETROSPECTO
O Unimed Campinas venceu os dois confrontos contra o Bax Catanduva na competição nacional. Jogando em casa, em 5 de abril, encerrou a partida em 86 a 63. Depois, em 15 de maio, conseguiu nova vitória por 86 a 71, mesmo atuando no Ginásio Anuar Pachá.
Autor