A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou novo alerta para chuvas de forte intensidade que atingirão todas as regiões do território paulista entre esta quinta e sexta-feira. Os níveis de acumulados de chuva poderão variar entre altos e muito altos.
Nas regiões de Marília e Presidente Prudente, os níveis estarão altos. Já na capital, região metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira, regiões de Itapeva, Sorocaba, Campinas, Baixada Santista, litoral norte, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto, Araçatuba, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, o nível de acumulado de chuva será muito alto.
A Defesa Civil destaca atenção especial para as regiões de Bauru e Araraquara, pois os níveis serão ainda mais elevados. Essas chuvas poderão vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo. O alerta é devido à passagem de frente fria pela costa da região sudeste, a qual criará condições para pancadas de chuva forte, além de condições para temporais.
O coordenador da Defesa Civil de Catanduva, Guilherme Peres, diz que os munícipes devem tomar algumas medidas a fim de evitar transtornos durante a chuva forte. Uma delas é verificar o telhado da residência e se há calhas entupidas. “Isso vai ajudar a não prejudicar o seu imóvel.”
Outra orientação é quanto ao descarte correto do lixo doméstico. “Coloque o lixo numa lixeira própria, não largue na rua de foram que a enxurrada leve até uma boca de lobo, pois a entupindo vai causar algum tipo de problema”, pontua.
Peres alerta ainda para as árvores caídas, que não devem ser removidas sem auxílio de um profissional. “Não tente remover a árvore, não tente fazer nada. Ligue para os órgãos competentes, Guarda Civil, Bombeiros, Secretaria de Meio Ambiente, porque talvez essas árvores podem estar energizadas e um profissional capacitado vai verificar tudo isso.”
A última recomendação feita por Peres é para que o morador tenha atenção a possíveis sinais em seu imóvel durante a chuva. “Se no momento da chuva aparecer algum trinco em sua residência que você nunca viu, se houve algum movimento na terra, alguma coisa que você possa perceber, ligue imediatamente para os órgãos competentes, Corpo de Bombeiro e Defesa Civil.”
Em Catanduva, os telefones indicados são 153 para a Guarda Civil Municipal e Defesa Civil, 193 para o Corpo de Bombeiros, 192 para o Samu e 190 para a Polícia Militar.
MONITORAMENTO
O Governo de São Paulo irá instalar a partir das 8 horas desta quinta-feira, 7, o gabinete de crise para garantir a pronta resposta à população em caso de emergência causada pelas chuvas previstas para estes dois dias. As empresas de energia elétrica e abastecimento de água terão representante no gabinete, permitindo comunicação ágil e ações efetivas de monitoramento.
Autor