A Defesa Civil de São Paulo divulgou alerta direcionado aos municípios do interior paulista que indica que entre esta quinta-feira, 13, e o próximo domingo, 16, uma massa de ar frio causará queda significativa nas temperaturas e formação de geada em pontos isolados do Estado.
De acordo com o órgão, as menores temperaturas ocorrerão entre o final da madrugada e o início da manhã de cada dia. Destaque para a Serra da Mantiqueira, que registrará mínima de 2°C e sensação térmica de -1°C. Já no Vale do Ribeira, Região de Itapeva, Franca, Ribeirão Preto e Barretos, a temperatura mínima será de mínima 6°C, com a sensação térmica entre 5°C e 4°C.
No Vale do Paraíba, em Campinas, Sorocaba, Araraquara e Bauru a mínima fica na casa dos 7°C com sensação de 5°C. Na capital, Região Metropolitana de São Paulo, Presidente Prudente e Marília, os termômetros chegam a marcar 8°C, com sensação térmica entre 6°C a 4°C.
A região de São José do Rio Preto e Araçatuba, que engloba Catanduva, terá mínima de 9°C e sensação térmica de 7°C. Na Baixada Santista a mínima 12°C e sensação térmica de 9°C e no Litoral Norte mínima 13°C e sensação térmica de 12°C. Não há previsão de chuva.
“Ressaltamos a importância de atenção especial com as pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e aquelas em situação de rua. Os animais também sentem frio, por isso é fundamental mantê-los abrigados. Improvisar aquecedores dentro de casa é extremamente arriscado e a prática pode causar graves acidentes, como incêndio e intoxicação”, orienta.
CICLONE
O alerta da Defesa Civil também indica a previsão de rajadas de vento, sobretudo na faixa leste de São Paulo, causadas pelo ciclone extratropical que atua no Sul. O fenômeno permanece entre quinta e sexta-feira, com destaque para a capital, Região Metropolitana, Baixada Santista, Vale do Ribeira, Litoral Norte e Região de Itapeva, onde os ventos podem chegar a 90km/h. Já na Serra da Mantiqueira, Campinas e Sorocaba, até 80km/h e Vale do Paraíba, 75km/h.
Autor