A Defesa Civil de Catanduva e a Cocam - Cia. de Café Solúvel e Derivados estão instalando faixas de alerta nos bairros do entorno da empresa para alertar sobre a realização do Simulado de Emergência com Evasão da Comunidade na próxima quinta-feira, dia 28. A mensagem indica que as ruas daquela localidade estarão interditadas, na data, no período das 14 às 16 horas.
Além disso, as entradas da cidade e principais avenidas, como Olímpia, Orlando Zancaner, Antonio Stocco e Theodoro Rosa Filho, para divulgar que o simulado de emergência será realizado na área central no dia 28 e que isso envolverá bloqueios de vias.
De acordo com a Cocam, na região alvo do simulado também será feita panfletagem para divulgar a ação e foi encaminhado comunicado, via mala direta, para as residências e pontos comerciais da área envolvida – cerca de 400 metros no entorno da empresa.
Na ocasião será simulado incidente de vazamento de amônia dentro da indústria. A Cocam usa amônia em seu processo desde o início das suas operações em 1970, e nunca ocorreu qualquer acidente com esse elemento químico, que é necessário para a produção do café freezed dried.
Estão envolvidos no simulado o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Samu, diversas secretarias da Prefeitura, Saec, Fundação Padre Albino e Liga do Trauma da Unifipa/Fameca. Esses órgãos compõem o Grupo de Apoio (GA).
Durante o exercício, será feita a evasão dos moradores e das pessoas que atuam no entorno da empresa, englobando cerca de 1.300 unidades residenciais e de negócios com, aproximadamente, 6.000 pessoas envolvidas, além dos efetivos dos órgãos públicos.
As pessoas que estiverem na área da empresa no momento do simulado serão encaminhadas por líderes de evasão, treinados pela Defesa Civil, para quatro pontos de encontro localizados nos seguintes locais: ponto 1 - Praça da Independência, ponto 2 - Praça do Idoso (Rua 15 de Novembro), ponto 3 - Praça da República e ponto 4 - rua São Paulo esquina com rua Ibirá.
Será a primeira vez que a Cocam realiza o simulado de emergência com evasão da comunidade do entorno. Ela atende à Norma Técnica da Cetesb - P4-003 -, publicada em 2021, sobre Plano de Preparo da População do Entorno. Nos anos anteriores, a empresa realizou o simulado intramuro, ou seja, apenas para treinamento da sua brigada de emergência.
Através dessa atividade, a Cocam e os órgãos envolvidos terão a oportunidade de avaliar e aprimorar os procedimentos de segurança em situações de emergência, assegurando que, em caso de um eventual incidente, estarão prontos para agir de maneira ágil e eficaz.
Autor