A Defesa Civil do Estado de São Paulo vai reforçar as ações de prevenção e monitoramento após nova previsão de chuvas e ventos que podem ultrapassar os 70 km/h no Estado. Com o objetivo de garantir a pronta resposta à população em caso de emergência, o órgão montará um gabinete de crise que vai operar nesta quinta e sexta-feira, com forças de segurança e concessionárias.
De acordo com boletim meteorológico da Defesa Civil, um sistema que está no Sul do país cria condições para rajadas de vento intensas. Atenção especial para a Baixada Santista e Região Metropolitana de São Paulo. Com isso, o órgão realizará atividades preventivas nessas regiões, em especial em áreas mais vulneráveis, com risco de desabamentos, alagamentos e descargas elétricas.
As principais orientações de segurança são evitar lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos; evitar ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques; e no momento da chuva, manter distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs, além de não tomar banho.
Autor