Defesa Civil de São Paulo alerta para frente fria a partir desta terça-feira
Previsão é que a temperatura mínima chegue a 7 graus na Serra da Mantiqueira; na Capital a mínima prevista será de 10 graus
Foto: Marcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil - Na Capital e Região Metropolitana de São Paulo a temperatura mínima pode chegar a 10 graus
Por Da Reportagem Local | 01 de novembro, 2022

A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta a população para a chegada de uma onda de frio que atingirá o estado a partir das primeiras horas desta terça-feira, 1, permanecendo este cenário até sexta-feira, 4.

Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), uma massa de ar frio deve avançar por São Paulo derrubando as temperaturas, principalmente na região da faixa leste do estado, com mínima prevista de 7 graus na Serra da Mantiqueira. Na Capital e Região Metropolitana de São Paulo a temperatura mínima pode chegar a 10 graus.

Já no interior do estado, nas regiões de Sorocaba, Campinas, São José dos Campos, Presidente Prudente e Marília os termômetros poderão marcar mínimas de 10 graus. No Vale do Ribeira e Itapeva a temperatura pode chegar aos 9 graus.

Em Bauru, Araraquara, Araçatuba e Barretos é esperada mínima de 11 graus. Já em Franca e Ribeirão Preto temperatura de até 12 graus. Na Baixada Santista a mínima poderá chegar a 15 graus e no Litoral Norte 13 graus – situação semelhante à prevista para São José do Rio Preto. A Defesa Civil Estadual recomenda que as defesas civis municipais permaneçam atentas e reforcem a divulgação de informações para a população, visando à adoção de medidas de autoproteção. ORIENTAÇÕES

A queda abrupta de temperatura intensifica a sensação de frio, aumentando o risco de incidentes e danos à saúde. No frio extremo, as pessoas podem sofrer de hipotermia e, devido à diminuição das chuvas e redução da umidade relativa do ar, a ocorrência de doenças que atacam o aparelho respiratório. Crianças e idosos são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e, por isso, devem ser mantidos agasalhados.

Em virtude das doenças oportunistas que incidem mais no período do frio (gripe, resfriado, pneumonia e meningite) é essencial tomar medidas simples como evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além de higienizar frequentemente as mãos.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 17 de outubro de 2024
Polícia Militar contrata lombada eletrônica para ações de bloqueio
Por Da Reportagem Local | 17 de outubro de 2024
Curso ensina sobre uso de inteligência artificial para advogados
Por Da Reportagem Local | 17 de outubro de 2024
Defesa Civil alerta para chuvas e ventos entre sexta e domingo