A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta à população para um período de chuvas intensas que atingirá todo o estado a partir desta quarta-feira, 28, permanecendo até sábado, 1º de outubro. Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), as chuvas serão provocadas por instabilidade gerada pela passagem de uma frente fria. As temperaturas não subirão muito e o tempo ficará mais ameno.
Diante do comunicado, a Defesa Civil de Catanduva vai reforçar a atenção para pontos de alagamentos e estratégicos. “Monitoramos pontos sensíveis como estações de energia elétrica, se há risco de tombamento de árvores sobre a rede de transmissão, repassamos e conferimos se todos os integrantes do Conselho Municipal de Defesa Civil estão com telefones atualizados para situações de emergência”, expõe Cláudio Pereira, comandante da Guarda Civil Municipal e coordenador da Defesa Civil.
Segundo ele, também será feito o monitoramento contínuo das informações de satélites de forma a antever possíveis tempestades. “Felizmente foi feito parte do desassoreamento dos rios, não terminou, mas uma grande parte já foi feito. Queremos inclusive providenciar um bote salva-vidas para eventual enchente”, completa.
Conforme a previsão, na Capital, Região Metropolitana de São Paulo, Araçatuba e São José do Rio Preto, o acumulado de chuvas esperado será de até 100mm; em Barretos, Franca e Ribeirão Preto 150mm, em Campinas, Presidente Prudente e Marília, 90mm; Araraquara e Bauru 80mm; e Vale do Ribeira 60mm. O destaque fica para as regiões da Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte, com acumulados de chuvas de até 200mm.
ORIENTAÇÕES
A Defesa Civil Estadual recomendou que as Defesas Civis Municipais reforcem a divulgação de informações para a população, visando à adoção de medidas de autoproteção. A indicação é que as pessoas fiquem atentas a qualquer sinal de perigo, como desmoronamentos, inundações, enxurradas e raios.
“Recomenda-se não atravessar e adentrar em áreas inundadas ou enfrentar enxurradas. A força da água pode arrastar uma pessoa ou até mesmo um veículo. Às pessoas que moram em área de risco devem ficar atentas aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas”, orienta o órgão.
Em Catanduva, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 153 da GCM. Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de chuvas intensas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém o aplicativo "Alerta SP", disponível para download nos sistemas Android e IOS. Alertas de risco também são enviados pelo SMS 40199, basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.
Autor