A Defesa Civil de Catanduva começará a emitir comunicados via SMS 40199. O órgão deve usar a ferramenta para liberar alertas em caso de risco de qualquer adversidade no município, a exemplo de alagamentos, previsões de temperatura, chuvas em intensidade e umidade do ar, interdição de trânsito, desastres naturais e orientações sobre doenças infecciosas.
Para receber informativos, o cidadão deve cadastrar o seu celular com o envio de mensagem para o número 40199 e digitar no texto o CEP local.
A vantagem de utilizar a comunicação via SMS é que o sistema é gerido por satélite e, com isso, se mantém ativo mesmo diante de instabilidades de sinal de internet. Além disso, não requer pacote de dados de operadora.
De acordo com a Prefeitura de Catanduva, o município é pioneiro na utilização da ferramenta no Estado de São Paulo. Isso porque a Defesa Civil local obteve aval do Governo Federal para acessar o sistema que gera informações, a partir de solicitação feita pelo prefeito Padre Osvaldo (PL).
O objetivo é incrementar a comunicação entre o órgão e a população. “Com a devolutiva do Ministério da Integração, representante da Defesa Civil local, GCM Guilherme Peres, realizou curso de 30 horas na plataforma para manusear a Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP)”, informou a prefeitura, em nota.
O cidadão também pode cadastrar seu celular para receber mensagem da Defesa Civil via WhatsApp. Basta cadastrar o número 61 2034-4611.
Atualmente, a Defesa Civil de Catanduva possui 5.257 aparelhos cadastrados, diante da população habitacional de 212.862. A condição representa que as mensagens atingem 4,31% de alcance no território. O sistema foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Autor