Defesa Civil alerta para temporais que atingirão SP a partir de hoje
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências, chegada de frente fria trará chuva para todas as regiões
Foto: Governo de SP - Defesa Civil estará de prontidão, monitorando em tempo real a evolução da chuva
Por Da Reportagem Local | 25 de outubro, 2023

A Defesa Civil de São Paulo emitiu alerta para a chegada de uma frente fria ao estado a partir do final da tarde da terça-feira, 24, com previsão de fortes temporais para todas as regiões entre quarta e sexta-feira. Durante o período haverá queda nas temperaturas, principalmente nos municípios da faixa leste. Há possibilidade de as pancadas de chuvas virem acompanhadas de raios e queda de granizo, além de rajadas de vento de até 70 km/h.

Na capital, região metropolitana de São Paulo, região do Vale do Ribeira e Itapeva são esperados acumulados de até 50mm. Na região de Campinas e Sorocaba, 70mm. Já nas regiões de Araraquara, Bauru, Presidente Prudente, Marília, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte, a previsão são 80mm, durante as 72 horas do alerta, chuva considerada moderada.

No entanto, aos municípios da faixa leste requerem atenção especial, o que inclui o Litoral Paulista, haja vista a existência de um número maior de áreas de riscos nesses locais.

No interior do estado é esperada a maior concentração de chuva. Nas regiões de Araçatuba, Barretos, Franca, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, que engloba Catanduva, os acumulados podem chegar aos 100mm, chuva considerada forte. Em todas as regiões haverá presença de rajadas de vento que podem chegar aos 70 km/h, além de raios e granizo.

Os moradores destas regiões devem permanecer atentos às recomendações da Defesa Civil. “Jamais enfrentar áreas alagadas ou com enxurradas. Uma lâmina com 15cm de água pode arrastar uma pessoa e com 30cm levar um automóvel. Ao ouvir um trovão devem procurar um local coberto e evitarem permanecer parados embaixo de árvores”, orienta o órgão.

Como há previsão de rajadas de vento em todo o estado, é recomendado evitar estacionar veículos próximos às árvores e profissionais que trabalham ao ar livre e em altura precisam redobrar os cuidados com a segurança.

Nas áreas litorâneas, devido a essas rajadas de vento, a agitação marítima ficará mais intensa, logo, durante o período do alerta, não é recomendado que as pessoas permaneçam no mar e nas orlas da praia, mantendo atenção com as edificações, infraestruturas e vias que estejam em áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Além disso, recomenda-se cuidado com embarcações e evitem adentrar em alto mar. A prática de esportes aquáticos ou influenciados pelo vento como surf, windsurf e kitesurf também devem ser evitados.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 23 de junho de 2024
Elias Nechar conquista cinco medalhas no Concurso Canguru de Matemática
Por Guilherme Gandini | 23 de junho de 2024
Instituto Federal faz seleção para vagas no curso de Fabricação Mecânica
Por Da Reportagem Local | 23 de junho de 2024
Ciesp inicia pesquisa para suprir demandas do setor industrial