A umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 30% em algumas regiões do Estado de São Paulo, principalmente no interior, região oeste e central, até o próximo domingo, dia 21 de maio, segundo levantamento do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado.
Na faixa norte, região de Franca, São José do Rio Preto e Jales, a umidade relativa do ar pode atingir 20%, entrando em níveis críticos, prejudicando a qualidade do ar e aumentando o risco para incêndios.
De acordo com a meteorologista do CGE, Jéssica Cristina da Silva, nos próximos dias, as temperaturas permanecem mais amenas, garantindo a sensação de frio em todas as regiões do território paulista, principalmente durante as noites, madrugadas e manhãs.
"Ao longo das horas e com a presença do sol, as temperaturas entram em gradativa elevação e a umidade relativa do ar entra em declínio, podendo atingir níveis críticos, abaixo dos 30%, principalmente nas regiões do interior paulista, nas áreas da faixa norte, oeste e central, prejudicando a qualidade do ar. Com o ar mais seco, nossa atenção fica voltada às queimadas e problemas respiratórios”, diz ela.
A queda da temperatura dos últimos dias ocorreu devido à atuação de uma massa de ar fria e seca sobre a região, por isso é importante que durante esse período as pessoas se hidratem, bebam bastante água, protejam-se do sol, evitem exercícios físicos ao ar livre nos horários mais críticos do dia e usem soro nos olhos e nariz.
“Não descarte bitucas e brasas onde há vegetação e não coloque fogo em terrenos, além de causar incêndios de grande proporção é crime ambiental”, orienta o órgão.
Autor