A Defesa Civil de São Paulo emitiu alerta que, entre este sábado, 7, e segunda, 9, há condição para chuvas intensas e contínuas, acompanhadas por descargas elétricas, fortes rajadas de vento e granizo em todo o Estado.
“Diante deste cenário, recomenda-se atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois haverá risco para deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios, ventos e granizo”, frisou o órgão.
A previsão para o período chega a 100mm na região de São José do Rio Preto, que engloba Catanduva, e também no entorno de Barretos, Franca, Ribeirão Preto e Araraquara. Já na região de Campinas, Vale do Paraíba e Litoral Norte, estão previstos 80mm.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alerta de chuvas intensas em parte das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do país neste fim de semana. Também há previsão ventos intensos e riscos de alagamentos, descargas elétricas e queda de galhos.
Volumes significativos de chuva estão previstos para seis estados, entre os quais Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
As chuvas intensas estão sendo provocadas pelo fenômeno chamado de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que teve início na noite de quarta-feira, 4, e é responsável pela criação de nebulosidade nas regiões afetadas.
“O Inmet recomenda que a população fique atenta aos avisos meteorológicos e siga a orientação da Defesa Civil das regiões afetadas”, completou.
Autor