Defesa Civil alerta para chuvas e ventos entre sexta e domingo
Acumulado pluviométrico pode chegar a 200 milímetros em algumas regiões, com ventos de até 60 km/h
Foto: Governo de SP - Centro de Gerenciamento de Emergências atua no monitoramento de eventos extremos
Por Da Reportagem Local | 17 de outubro, 2024

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta para pancadas de chuva e rajadas de vento entre sexta-feira e domingo, dias 18 e 20. O alerta é devido à passagem de uma frente fria, que trará precipitações significativas, acompanhadas de raios, rajadas de vento podendo chegar a mais de 60km/h e possíveis quedas de granizo em pontos isolados.

O acumulado de chuvas no final de semana pode chegar a 200 milímetros em diversas regiões do Estado, incluindo as de Catanduva, São José do Rio Preto, Barretos e Araçatuba.

“É importante que as pessoas se atentem aos alertas e tenham a percepção de risco em caso de chuva e ventos fortes. Evitem áreas abertas, encostas, tomem cuidado com quedas de árvores e busquem abrigo e um local seguro”, afirmou o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira.

A previsão para os acumulados de chuva é de 95 mm para a Região Metropolitana, 60 mm para o Vale do Ribeira e Itapeva, 90 mm para Presidente Prudente, 100 mm para a Baixada Santista e Vale do Paraíba, 150 mm para o Litoral Norte e 200 mm para Araçatuba, Bauru, Campinas, Franca, Barretos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba e Serra da Mantiqueira.

A Defesa Civil orienta as pessoas a evitarem lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos; evitar ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques; evitar tomar banho durante a tempestade e, no momento da chuva, manter distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs.

“Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos. Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas de alagadas. Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo. Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência”, instrui.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
André Trigueiro aborda saúde mental e prevenção ao suicídio em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Simpósio sobre neurodesenvolvimento infantil terá série de palestras
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Programa Campo Limpo entrega prêmios na escola Darci