
O intercâmbio de conhecimento sobre a produção de leite abre a programação da 3ª InterTech Agro, ciclo de palestras técnicas que acontece dentro da 62ª EXPO Rio Preto, na primeira fase (Etapa Leite) da feira, que segue no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, em São José do Rio Preto, até o dia 21 de setembro.
Todas as palestras são gratuitas e as inscrições, também gratuitas, podem ser feitas no link riopreto.sp.gov.br/expo#Intertech
O evento será nesta quarta-feira, 17, com início às 10h, no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, com debate sobre o setor leiteiro, reunindo técnicos, produtores e representantes de instituições públicas para discutir os rumos da atividade.
Na oportunidade, haverá o relançamento do Projeto CATI Leite, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, por meio da Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O Cati Leite oferece acompanhamento técnico e ferramentas de gestão aos produtores leiteiros.
Na sequência, haverá a palestra “Programa Balde Cheio no Brasil: impactos para o ambiente e a sociedade”, ministrada por André Novo, pesquisador da Embrapa.
No período da tarde, das 13h30 às 16h, os participantes acompanharão um Dia de Campo no Sítio São João, em Potirendaba, propriedade de Luiz Fernando Ferrari, com atividades práticas voltadas ao manejo e às boas práticas de produção de leite.
“As nossas InterTechs são os espaços de debates para nossos produtores se capacitarem e trocarem experiências. É muito importante que todos participem desse momento de troca de informação”, disse a secretária municipal de Agricultura, Carina Ayres.
Além da assistência técnica, estarão disponíveis diferentes linhas de crédito do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), como a FEAP-Leite Agro-SP, que concede até R$ 120 mil para investimentos em estrutura produtiva, com juros entre 3% e 5% ao ano e prazo de pagamento de até sete anos, incluindo um ano de carência.
Outras linhas também contemplam projetos de energia solar, sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), além de ações de conservação do solo e uso eficiente da água.
Autor
