
A Prefeitura de Catanduva terá dois stands no 20º Salão São Paulo de Turismo e 21º Congresso do Turismo Paulista, nesta quarta e quinta-feira, dias 4 e 5 de outubro, no Centro de Convenções São Luís, na capital paulista. Os eventos são promovidos pela Associação Brasileira de Municípios de Interesse Cultural e Turístico (AMITur) e envolvem mais de 100 destinos turísticos paulistas.
Além da exposição feitas pelas cidades, a programação também prevê cursos e palestras que vão tratar sobre o Plano Nacional do Turismo, Como fazer guia on-line, Turismo Acessível, Promoção de Destinos, Segurança no Turismo, Recursos do Dadetur, Inventário Turístico, Plano Diretor de Turismo, Comtur, entre outros temas. As atividades são todas gratuitas.
De acordo com a coordenadora de Turismo de Catanduva, Maria Cristina Pinheiro Machado Sanches, o município preparou material informativo e levará produtos produzidos por empresas locais, como o Salamanca, Engenho Santo Mário e Vinagre Campestre. Também haverá um display com QR Code que dará acesso a página virtual com informações turísticas locais.
O município também será representado pela Fundação Padre Albino, que chamou atenção na edição anterior ao exibir vestes e pertences de Padre Albino e, com isso, atrair interessados no turismo religioso. “Nossa cidade merece destaque pelo turismo rural, religioso, artesanato, gastronômico e industrial. As outras cidades precisam ver o potencial que temos”, diz ela.
A gestora comenta que a presença de Catanduva é importante também devido ao pedido para enquadramento como MIT - Município de Interesse Turístico. “O Salão de Turismo é um lugar que vale a pena estar pelos contatos que são estabelecidos com organizadores, agências de turismo e profissionais do setor. Muita gente que avaliará nosso pleito do MIT estará lá.”
Ela lembra que o turismo, hoje, é uma engrenagem importante para a economia do país, sendo responsável por um de cada 10 empregos gerados. “Há previsão, no ano que vem, de liberação de muitos recursos para fomentar ainda mais o turismo nacional. Catanduva está inserida no Mapa do Turismo e nossa expectativa é muito boa neste sentido”, pontua Maria Cristina.
Autor
