A série de entrevistas da Vox FM e do jornal O Regional teve sequência nesta terça-feira, 20, com a participação do candidato a vice-prefeito David Guilherme, empresário de 39 anos do ramo de tecnologia que compõe a chapa do advogado Nilton Cândido, ambos pelo Solidariedade. A dupla se diferencia por não ter feito coligações e declarar abertamente ser contra a reeleição.
Durante o bate-papo ao vivo nos estúdios da Vox FM, David contou sua trajetória e ressaltou a defesa do empreendedorismo como ferramenta de mudança social. Ele se declarou como candidato do “centro” e fez críticas ao governo de Padre Osvaldo (PL), além de apresentar três propostas direcionadas à área econômica, em que ele gostaria de atuar num eventual mandato.
O Regional/Vox FM: Quem é David Guilherme? O que ele faz, o que ele pensa, quais as ideias?
David Guilherme: Sou empresário, tenho 39 anos, sou pai de duas filhas, Maria Eduarda, de 16, Maria Júlia, de 10. Sou formado em Ciência da Computação e Contabilidade. Sou professor de Economia pela Universidade Mackenzie, de São Paulo, professor de Economia pela OMMA Business School Madrid, na Espanha. Tenho participação em mais de cinco empresas, quatro de Catanduva, uma de Rio Preto. Tenho uma bagagem e um histórico de empreendedorismo. Comecei a trabalhar com 10 anos no comércio da família e sempre gostei de empreender.
O Regional/Vox FM: O que o motivou a entrar na política?
Comecei muito novo, trabalhando com o meu pai. E no começo, além de ser muito ajudado pela família, eu sempre participei de programas da cidade. Um deles é o programa Criança Cidadão do Futuro. Era no Tiro de Guerra ainda. Então eu vinha de uma família de classe média, mas fiquei muito com pessoas da periferia. Fui uma criança que, apesar de trabalhar com meu pai cedo, eu tinha meu tempo de estudar e ter meu lazer. E aí fui criando e aprendendo com essas pessoas da periferia que eles têm o mesmo potencial que uma pessoa de classe média, de classe alta. Talvez o que falta é oportunidade. Conforme fui estudando, me formando, empreendendo, comecei a participar do projeto Pescar, na Citrosuco. Minha empresa é uma das apoiadoras desse projeto. A gente trabalha com jovens em vulnerabilidade social, dou aula de empreendedorismo e isso tem um impacto social muito grande. Você vê que alguma dica, alguma ideia, uma mentoria, às vezes pode virar um negócio. Coloca um pouco de dinheiro para sair, se concretizar, você muda a vida da pessoa. Então é algo que está dentro de mim e eu quero ajudar as pessoas. É esse pacto social que eu quero gerar. O empreendedorismo mudou minha vida, mudou a vida da minha família e pode mudar a vida de muitas pessoas. Por que ser candidato? Porque eu tenho competência, me preparei para isso. Sou técnico, um tecnocrata.
O Regional/Vox FM: Por que Nilton Candido, que é o seu candidato a prefeito, é a melhor opção para Catanduva?
Tenho vários motivos para citar. Primeiro, tem mais conhecimento técnico de todos os candidatos. Ele tem mais experiência, mais conhecimento técnico. Na questão executivo, além do Legislativo, que foi vereador três vezes, foi presidente do Clube de Tênis, tirou o clube do buraco, estava falido. O clube de tênis ele abriu para classe média, tomou pancada para todo lado, mas abriu. Temos um excelente clube. Nilton é questionado porque não é uma pessoa simpática. Quando você vai montar no avião, andar de avião, você quer saber se o piloto é simpático ou você quer que o cara seja tecnicamente bom? Você está precisando de um médico, risco de vida, uma cirurgia. Você está preocupado se o médico é simpático? Você quer é uma pessoa técnica que vai salvar tua vida. E a prefeitura de Catanduva tem que ser assim. Precisa colocar alguém na cadeira do executivo e ter conhecimento técnico que saiba dialogar com o Legislativo e que tem projetos e propostas coerentes para a cidade, porque a cidade está endividada. Se a gente pegar o déficit, que foi em 2023, foi 50 milhões [de reais] de déficit. Pego o orçamento, a receita líquida corrente pega a despesa corrente, ficamos deficitários, 50 milhões, e ninguém fala nada. O Nilton foi presidente da OAB, presidente do IDVC – Instituto dos Deficientes Visuais, esteve no Alerta Catanduva, era uma liderança contra o presídio. É uma pessoa bem sucedida, não precisa do dinheiro da prefeitura, está se colocando à disposição. É um cara que é um empresário do setor jurídico, está muito bem de vida e tem o sonho de ser prefeito de Catanduva, porque o atual prefeito não é um bom prefeito, é um dos piores.
O Regional/Vox FM: Você seria um vice-prefeito ativo? Que área gostaria de atuar?
A Secretaria de Desenvolvimento é uma secretaria que me interessa muito. É algo que eu sei fazer, é algo que eu conheço muito bem. A gente sabe lidar com o empresário e não é fácil empreender. Então eu queria trabalhar nesse setor, nessa vertical, ajudando Catanduva a prosperar. A gente só vai resolver o déficit de Catanduva com qualidade nos gastos. Você tem que gastar bem, com qualidade, fiscalizar, mas você tem que inovar na geração de receita. Como que se inova na geração de receita? Empresas faturando mais? Como que se ajuda a empresa a faturar mais? Criar uma câmara de exportação, a Secretaria de Desenvolvimento tem competência para criar uma câmara de exportação para levar os produtos de Catanduva para fora do país. Catanduva é uma grande produtora de várias coisas, tem muito potencial. Segundo projeto: criar um Banco Municipal de Desenvolvimento. Não é fácil trazer empresa de fora. Tem que dar oportunidade para quem está aqui. Quem está empregando há mais de 10anos, não tem dívida ativa com município, pagamento de imposto em dia, pagamento de funcionário em dia. Porque não criar um banco municipal de desenvolvimento igual tem em Pato Branco, no Paraná, uma cidade de 70.000 habitantes que gerou um progresso estrondoso com dinheiro público igual ao BNDES só que voltado para o empreendedorismo? A terceira proposta é criar um arranjo produtivo local num setor em que Catanduva está crescendo muito, que ninguém parou para olhar, que é o setor metalúrgico de embreagens. Catanduva é grande exportadora de embreagem. Começou com embreagem remanufaturados, mas tem três grandes empresas.
O Regional/Vox FM: Por que votar em Nilton Cândido e David Guilherme?
Porque tecnicamente somos os mais preparados. O catanduvense precisa olhar Catanduva, a prefeitura entender isso como uma grande empresa e cada cidadão contribuinte é um acionista dessa empresa. Então ele precisa olhar como um investidor e falar: eu preciso colocar na prefeitura o mais preparado e, não é ego não, a gente trabalhou para isso. Com a experiência que ele tem na trajetória dele, o Clube de Tênis é uma prova viva, eu que sou jovem consigo complementar o que ele não enxerga. Ele tem muita dificuldade em tecnologia, inovação, mas eu consigo ser o vice que complementa ele no que ele tem dificuldade. A experiência dele e a minha juventude, meu dinamismo, a minha inovação, enxergar que o projeto que você planta hoje vai dar resultado daqui 20 anos mais vai dar resultado, será frutífero, tem que ser implantado. Outra coisa: a gente não é a favor de reeleição. O único candidato que está falando “se eu vencer, não quero reeleição”. A gente não é a favor de reeleição. É isso também que a gente tem de comum, porque eu também não sou a favor de reeleição. Porque se trabalha bem, depois de ficar quatro anos você não faz mais nada. Não adianta só ficar administrando ali em voo de pato. Você tem que plantar projeto hoje que vai colher no futuro e quem tem capacidade técnica com toda certeza é o Nilton Cândido e o David Guilherme.
Autor