Danças, talento e homenagens marcam Jogos Interclasse da Unifipa
Competição acadêmica esportiva vai até sexta-feira, quando serão conhecidos os campeões de cada modalidade
Foto: Comunicação/FPA - Abertura do evento teve apresentação das equipes com suas bandeiras e o juramento do atleta
Por Da Reportagem Local | 23 de maio, 2024

Alunos do bacharelado e licenciatura do curso de Educação Física da Unifipa estão envolvidos, desde a segunda-feira, 20, nas disputas esportivas da 10ª edição dos Jogos Interclasse Prof. Raul Sebastião Figueiredo. A cerimônia de abertura aconteceu no complexo esportivo do campus sede reunindo discentes do 1º ao 4º ano, professores e convidados.

No cronograma, a apresentação formal das equipes com suas bandeiras e o juramento do atleta. Antes dos jogos houve apresentação de dança e ginástica artística, ambas coreografadas por ex-alunos. A primeira exibição foi de patinação, da Academia Jéssica de Lucca. E, desafiando a gravidade com saltos e técnicas de ginástica olímpica, alunos da Estrela Academia deram show.

Para o professor Marcus Vinicius Seixas, organizador do evento, o interclasse agrega o esporte ao desenvolvimento acadêmico do aluno, além do espírito de solidariedade. “A integração entre alunos é uma das propostas da Unifipa, o que nos permite criar eventos como este para, além da promoção da prática esportiva, a socialização com a comunidade”, explica.

Ele também cita parceria firmada com o Hemonúcleo. “Este ano, por decisão dos próprios alunos, criamos uma categoria dentro da competição que é a doação de sangue. Cada turma está fazendo a sua parte, indo até o Hemonúcleo de Catanduva para doar e chamando familiares e amigos. No final faremos a premiação da sala com maior número de doadores de sangue”.

HOMENAGENS

A abertura teve dois grandes momentos de emoção. Convidados para a cerimônia estavam familiares do ex-professor de natação e ex-diretor da então Esefic, entre 1978 e 1986, Raul Sebastião Figueiredo, falecido em 2016 e que deu o nome aos jogos. Rosely Tricca Figueiredo, viúva do ex-diretor, recebeu flores em homenagem.

Em seguida, os alunos do 4º ano prestaram homenagem à mãe da aluna Ana Júlia Valentini, que faleceu precocemente no fim do mês passado. Eles tiraram seus uniformes de competição e usaram camisetas brancas, estendendo faixa com mensagem de saudades de Ana Júlia.

Aluna da mesma turma, Roberta Soares leu a homenagem escrita no próprio caderno usado pela colega e entregou a camiseta da competição, que Ana Júlia já havia encomendado, para a mãe usá-la durante a cerimônia.

PREMIAÇÃO

As competições vão até sexta-feira, 24, quando serão premiados os vencedores das modalidades basquetebol, futsal, handebol e voleibol, tênis de mesa, levantamento terra de peso, crossfit misto e atletismo. No xadrez, na primeira noite do evento, Abraão Augusto da Silva, do 1º ano, garantiu o 1º lugar no masculino e Roberta Soares, do 4º ano, no feminino.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
André Trigueiro aborda saúde mental e prevenção ao suicídio em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Simpósio sobre neurodesenvolvimento infantil terá série de palestras
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Programa Campo Limpo entrega prêmios na escola Darci