Cursos de línguas para estudantes da rede estadual voltam em fevereiro
Centros de Estudos oferecem aulas de espanhol, inglês, alemão, francês, mandarim, japonês, italiano, libras e português para estrangeiros
Foto: O Regional - Em Catanduva, aulas são realizadas na escola Barão do Rio Branco em vários dias e horários
Por Da Reportagem Local | 12 de janeiro, 2023

As aulas no Centro de Estudo de Línguas (CEL) começam em 3 de fevereiro e os interessados ainda podem se inscrever na Diretoria de Ensino ou unidade mais próxima. As vagas são remanescentes, então é preciso checar se há disponibilidade na turma escolhida. Também é possível a abertura de novas turmas a depender da demanda de alunos e disponibilidade do professor especialista.

Os cursos são gratuitos e estão disponíveis para alunos do ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual; estudantes das redes municipais que tenham aderido aos materiais de apoio ao Currículo Paulista; e estudantes do ensino médio do Centro Paula Souza.

São 167 unidades em todo o Estado, sendo duas na região: Catanduva e Novo Horizonte, onde é possível aprender espanhol, alemão, japonês, inglês, francês, italiano, mandarim, libras (língua brasileira de sinais) e português (para os estudantes estrangeiros matriculados a partir do 6º ano do ensino fundamental na rede estadual de ensino ou na rede municipal conveniada).

Com aulas semanais, os cursos têm duração de 3 anos, exceto para libras e português para estrangeiros que têm um único nível e duração de um pouco mais de 1 ano.

Para a dirigente regional de Ensino, professora Luciana Bianchin Lopes Pereira, os cursos de línguas proporcionam aos participantes o desenvolvimento de novas formas de expressão linguística, além de enriquecer seus currículos.

“A escola efetivamente se constitui como um espaço de aprendizagem e de ampliação das possibilidades, tornando os estudantes protagonistas e conscientes da importância em aprender um novo idioma e transformar seus sonhos em projeto de vida”, ressalta.   

As aulas incluem material didático moderno e a metodologia objetiva o desenvolvimento da prática oral e do aprofundamento de estudos relacionados com aspectos culturais, sociais e históricos dos idiomas. Além do certificado de conclusão, o desempenho e carga horária do curso são registrados no histórico escolar.

Os profissionais da educação da rede estadual também poderão se inscrever nos cursos, desde que em vagas remanescentes, ou se inscrever em cursos de idiomas ofertados pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação Paulo Renato Costa Souza (Efape).

REGIÃO

O Centro de Estudo de Línguas de Catanduva atendeu mais de 500 alunos em cada semestre, no ano passado. As aulas foram ofertadas de segunda a sábado, em diversos horários, para estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais. O núcleo funciona na escola estadual Barão do Rio Branco, na Praça Roosevelt, 143, no Centro, e oferece aulas de inglês, espanhol, francês, italiano e mandarim. Contatos pelos telefones 17 3522-2390/3522-2704.

Já a unidade de Novo Horizonte fica na escola estadual Prof. Mario Florence, localizada na av. da Saudade, 45, no Centro, com aulas de inglês e espanhol. Contatos: 17 3542-1101/3151-1067.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 09 de maio de 2024
Procon de Catanduva divulga dicas e orienta sobre direitos do consumidor
Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2024
Inscrições para Vestibulinho da Etec Elias Nechar são prorrogadas
Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2024
Catanduva volta a receber ‘Pint of Science’ com três dias de atividades