Cursos de idiomas têm matrículas abertas para o segundo semestre
As aulas estão disponíveis de forma gratuita em duas escolas da região; estudantes podem aprender inglês, espanhol e até Libras
Foto: Governo de SP - Região tem Centros de Estudos de Línguas nas escolas Barão e Mário Florence
Por Guilherme Gandini | 23 de maio, 2024

Os Centros de Estudos de Línguas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), estão com inscrições abertas para os cursos de idiomas do 2º semestre deste ano. São 151 centros que oferecem aulas gratuitas de inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, japonês, mandarim, além de aulas de português para estrangeiros e Libras.

Os cursos de inglês e mandarim são ofertados somente para alunos do Ensino Médio e têm três anos de duração. Já os outros cursos têm módulos semestrais e podem ser frequentados por estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e dos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAs).

As aulas de Libras são abertas também a estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, mas têm três semestres de duração. As aulas de português como língua estrangeira para estrangeiros estão disponíveis para estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental e são ministradas por um ano e meio.

Na região de Catanduva, há dois Centros de Estudos de Línguas. Um está na escola Barão do Rio Branco, em Catanduva, e oferece os cursos de espanhol, francês, italiano, inglês e libras. O outro núcleo fica na escola Prof. Mario Florence, em Novo Horizonte, com aulas de inglês e espanhol.

“Nesses centros, os estudantes têm a chance de explorar aprendizados que abrangem diversas culturas e sociedades, ampliando assim seus conhecimentos nas línguas estudadas e contribuindo para a sua formação. Ao estudar inglês, espanhol, francês e muitos outros idiomas nos CELs, os estudantes da rede pública têm a oportunidade de abrir portas para um futuro ainda mais promissor”, ressalta a assessora de projetos da equipe de desenvolvimento curricular da Secretaria da Educação, Letícia Longo Buena.

As aulas dos cursos de idiomas são presenciais. Para se matricular, o estudante deve procurar um dos centros portando documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Cada unidade tem autonomia para formar suas turmas e organizar os dias e horários de aulas.

Os alunos que finalizam todos os módulos dos cursos recebem certificado de conclusão. O desempenho acadêmico e a carga horária dos cursos ficam registrados no histórico escolar.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 05 de setembro de 2024
Fundação Padre Albino incentiva doação de órgãos em evento
Por Da Reportagem Local | 05 de setembro de 2024
Unifipa/Fameca abre inscrições para vestibular de Medicina 2025
Por Guilherme Gandini | 05 de setembro de 2024
Projeto do Cras Nosso Teto é selecionado como um dos melhores de SP