A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Até 2025, a estimativa é que serão 2,3 bilhões de adultos acima do peso, sendo 700 milhões de indivíduos obesos, o que equivale a ter um IMC – Índice de Massa Corporal, acima de 30.
Além de reduzir a qualidade de vida, a obesidade predispõe os indivíduos a diversas consequências clínicas e nutrológicas como diabetes mellitus tipo 2, asma, gordura no fígado, hipertensão arterial, síndrome metabólica, doenças ortopédicas e alguns tumores.
Para disseminar conhecimento científico sobre essa doença considerada crônica, a Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), que tem sede em Catanduva, promove a segunda edição do Curso Internacional de Obesidade - CIOB 2022 para profissionais médicos.
Com um corpo docente nacional e internacional, composto por doutores, mestres e especialistas, o CIOB 2022 terá aulas teóricas on-line e práticas no formato presencial, que abordarão desde conhecimentos básicos e fundamentais, até temas específicos para o tratamento da obesidade, entre os quais cirurgia bariátrica, farmacoterapia, mudanças cognitivas e comportamentais, comorbidades associadas e nutroterapias.
“O CIOB 2022 trará informações atualizadas, úteis, além de práticas baseadas em evidências, que vão propiciar aos médicos uma compreensão ampla do complexo problema da obesidade, podendo assim auxiliar seus pacientes na prevenção, controle e tratamento”, destaca Durval Ribas Filho, médico nutrólogo, endocrinologista e presidente da Abran.
O evento terá atividades centralizadas no Iamspe - Hospital do Serviço Público Estadual, em São Paulo. Mais informações em https://abran.org.br/ciob2022, abran@abran.org.br ou pelo telefone (17) 3523-9732.
ABRAN
A Associação Brasileira de Nutrologia é uma entidade sem fins lucrativos. Criada em 1973, sempre atuou para a difusão da Nutrologia como especialidade médica. Tem entre seus propósitos, garantir a formação e atualização na área, aumentar a produção e divulgação do conhecimento científico e disponibilizar informação consistente sobre a importância da alimentação e nutrição na manutenção da saúde e tratamento de doenças.
Autor