Curso de Direito da Unifipa lança cartilha educativa sobre fake news
Iniciativa é do grupo de extensão ‘Controle social dos gastos públicos’ e tem objetivo de promover a educação midiática
Foto: Divulgação - Projeto é coordenado pela professora Ivana Mussi Gabriel, com participação de alunos e egressos
Por Da Reportagem Local | 30 de agosto, 2023

Fake News, em português, “notícias falsas”, são aquelas publicadas em veículos de comunicação como se fossem reais. Esses textos são criados e espalhados como um rastilho de pólvora, para legitimar um ponto de vista, prejudicar uma pessoa ou um grupo e, em casos extremos, desmerecer governos, governantes, comovendo até uma nação com inverdades.

É por meio das redes sociais e aplicativos de mensagens, como Telegram, Twitter, Facebook, WhatsApp, TikTok, que as informações comprovadamente falsas circulam, distorcendo a realidade dos fatos.

Dentro desse contexto, o curso de Direito do Centro Universitário Padre Albino - Unifipa, de Catanduva, sob a coordenação de Luís Antônio Rossi, apresenta a 9ª cartilha educativa com destaque para as fake news. As cartilhas educativas fazem parte do grupo de extensão denominado “Controle social dos gastos públicos” que, há mais de nove anos é coordenado pela professora mestra Ivana Mussi Gabriel, com a participação de alunos e egressos.

“No Brasil, há mais celulares do que número de habitantes. Como se vive mais de informação em redes sociais, fake news fazem parte do nosso dia a dia. A repetição da mentira cria uma falsa impressão de que se trata de uma verdade. A população não tem educação para desconfiar do que é noticiado de forma falsa. Tal como ocorre na Finlândia, um país resistente à desinformação, queremos promover uma educação midiática, no sentido de ajudar o cidadão, que está nas redes sociais, a identificar e combater a disseminação de notícias falsas. Iniciativas como essa nos dão a esperança de que todo mal tem um final”, diz a educadora.

Fazem parte do projeto do controle social dos gastos públicos, inclusive como palestrantes no assunto: Amabily Cordeiro Sampaio, Eduarda Destre Pezolito, Flávia Squincalha Frigerio, Guilherme Augusto Trevisan, Ivana Mussi Gabriel, João Vittor Chiapezan Ferreira, Lívia Guerbas, Nathália Louise Baraldi, Rayani Ponce, Ryan César Martins, Thales Henrique dos Santos e Thayane Zarbim.

A cartilha das Fake News está disponível na página do instagram @mensalinho.explica, de forma gratuita, para todos.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Apoio ao Estudo firma parceria com TG para realizar palestras aos jovens
Por Guilherme Gandini | 27 de abril de 2024
Professora cria método baseado no Chaves para correção de provas
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Agrishow terá mais de 800 marcas e presença de empresas da região