A Secretaria de Cultura de Catanduva receberá até o dia 2 de maio projetos de arte-educadores interessados no novo edital de seleção referente ao Programa de Oficinas Culturais 2024. Podem participar somente Microempreendedores Individuais (MEI) que desenvolvam atividades artísticas e culturais e que comprovem que a área de atuação é compatível com a proposta.
Serão aceitos projetos para as áreas de Artes Cênicas/Libras e outros, Artes Plásticas, Artesanato, Dança e Música. As inscrições devem ser feitas na Divisão das Oficinas Culturais, situada na Estação Cultura, nos dias úteis, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. O edital e seus anexos estão disponíveis em www.catanduva.sp.gov.br/portal/editais/0/5/749/.
Conforme o edital, os candidatos deverão apresentar envelopes de habilitação e de plano de aula. A seleção será feita por comissão composta por seis servidores municipais, levando em conta critérios como conhecimento na área escolhida, tempo de atuação e experiência recente em oficinas. O proponente aprovado e contratado receberá o valor de R$ 22,11 por hora/aula.
Pelo cronograma, depois das inscrições, que se encerram em 2 de maio, a etapa de habilitação seguirá até o dia 6, com publicação de ata no dia seguinte e três dias para recursos. A abertura do segundo envelope está prevista para 15 a 17 de maio, com resultado no dia 20 e três dias seguidos para recurso. A homologação do resultado final deve ocorrer em 29 de maio.
As oficinas desta etapa, em Artes Cênicas e Libras, são “Contação de histórias”, com 210 vagas e um arte-educador; “Libras”, 40 vagas e um arte-educador; “RPG”, 20 vagas e um arte-educador; e “Teatro”, 80 vagas e um arte-educador. Já nas artes plásticas, estão previstas “Maquiagem Artística”, 40 vagas e um arte-educador; e “Desenho Mangá”, 10 vagas e um arte-educador.
A listagem prossegue com nove oficinas de artesanato: barrados em macramê, barrados em sianinha, bordados em geral, crochê, pintura em tecido, reciclagem em geral, trabalhos em EVA, tricot e confecção de figurinos e adereços, que somarão 430 vagas e 17 arte-educadores. Por fim, na categoria musical, aparece a oficina de orquestra, com 40 vagas e 1 arte-educador.
Na totalização, conforme o edital, serão ofertadas 870 vagas para o público, em 16 oficinas, a partir da contratação de 24 arte-educadores. Eles terão contratos de 12 meses, com execução dos projetos no período de 8 meses. As aulas vão acontecer na Estação Cultura e em seis instituições pré-cadastradas, com o intuito de possibilitar a descentralização dos cursos.
Autor