CultSP Pro abre 425 vagas em 20 cursos para agentes culturais
Foto: Governo de SP - Desde que foi lançado, programa já atendeu 22.943 pessoas com cursos e palestras
Formações presenciais, híbridas e online chegam à capital, Grande SP e interior; inscrições vão até 6 de julho
Por Da Reportagem Local | 25 de junho, 2025

O maior programa de qualificação para os fazeres da cultura e da economia criativa no país está com inscrições abertas em São Paulo. A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de SP, por meio do CultSP Pro - Escolas de Profissionais da Cultura, oferece 425 vagas gratuitas em 20 cursos voltados aos ofícios, práticas e processos que movimentam a cadeia.

As formações acontecem na capital, na Grande São Paulo e nas regiões de Araraquara, Barretos, Marília, São José do Rio Preto e São José dos Campos, com opções presenciais, híbridas e online. Para participar, basta ter mais de 16 anos. As inscrições vão até 6 de julho pelo site www.cultsppro.org.br. O programa é gerido pelo IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão.

A lista de cursos contempla temas como alegorias carnavalescas, cenografia, produção musical, estilismo, atendimento hoteleiro, vitrine criativa, consultoria de imagem, operação de sala de espetáculo, maquiagem profissional, trançado tradicional, mediação cultural, gestão de carreira para músicos, curadoria, produção de conteúdo, gestão de acervos, processos curatoriais, além de formação em Libras, sustentabilidade de práticas culturais e uma imersão no universo do chá.

Desde que foi lançado, em outubro de 2024, até abril de 2025, o programa já atendeu 22.943 pessoas, com cursos, palestras, masterclasses e seminários. Nesse período, foram realizados 138 cursos, com 3.898 alunos matriculados. Em 2024, o programa alcançou 224 municípios e, apenas no primeiro quadrimestre de 2025, já esteve presente em 231 cidades.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 25 de junho de 2025
Catanduva recebe Selo Nelson Rodrigues por ações na cultura
Por Da Reportagem Local | 25 de junho de 2025
Sesc apresenta ‘Por Trás das Flores’ com Helena Ranaldi e Martha Meola
Por Da Reportagem Local | 25 de junho de 2025
CultSP Pro abre 425 vagas em 20 cursos para agentes culturais