Na noite de segunda-feira, 6, foi aberta a Semana da Enfermagem Unifipa 2024. O evento, que termina hoje, reuniu alunos de Enfermagem, técnicos e profissionais da Saúde em jornada de aprendizado e reflexão sobre temas essenciais para a prática da enfermagem em ambiente hospitalar.
Dentre os palestrantes, na abertura, destacaram-se Beatriz Thimóteo, especialista em Medicina Paliativa pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), e a psicóloga do Núcleo de Apoio Psicológico da Unifipa, Adriana Pagan Tonon.
Beatriz conduziu sua palestra com sensibilidade sobre o tema "Cuidados Paliativos". De forma didática sua abordagem humanizada ressaltou os conceitos, desafios e a importância do cuidado integral e do respeito à dignidade do paciente em todas as fases da vida.
“É preciso desmistificar entre os profissionais da Saúde a visão comum de que cuidado paliativo é sentença de morte e enfatizar que, na verdade, trata-se de garantia da qualidade de vida enquanto o paciente estiver conosco”, disse a médica.
Em seguida, a psicóloga Adriana trouxe para discutir o desafio do profissional da Enfermagem quanto ao "Relacionamento Interpessoal". Com exemplos práticos e análise profunda dos diferentes tipos de relacionamentos sociais e profissionais, Adriana destacou a relevância do equilíbrio emocional, da empatia e da compaixão no exercício da enfermagem. Sua palestra ressaltou a importância de compreender as dinâmicas interativas entre os profissionais de saúde e os pacientes, visando sempre o bem-estar de ambos.
“O objetivo desta fala é discutir os vários desafios do profissional com relação ao relacionamento interpessoal e trazer para os alunos do curso formas de como lidar no dia-a-dia a questão da comunicação e gerenciamento de conflitos sem interferir no trato com os pacientes. É saber deixar os problemas pessoais no momento de entender o do outro”, pontuou.
A Semana da Enfermagem Unifipa termina nesta quinta-feira, dia 9. A coordenadora do curso, Luciana Paes, ressalta a importância do evento.
“Queremos oferecer aos participantes não apenas conhecimento técnico, mas também reflexões profundas sobre a essência do cuidado e da humanização na prática da enfermagem. Nos próximos dias diversas atividades estão programadas para enriquecer ainda mais essa experiência de aprendizado e troca de saberes”, disse.
Autor