Dois documentos relacionados à Guarda Civil Municipal (GCM) foram apresentados pelo vereador Marcos Crippa (PL), presidente da Câmara de Catanduva, e aprovados por unanimidade na sessão ordinária realizada na última terça-feira, 7 de outubro.
Em requerimento, Crippa solicita a criação da Ronda Maria da Penha, com viaturas devidamente caracterizadas e o intuito de prevenir quaisquer abusos e violências contra as mulheres.
“Com viaturas exclusivas, a Ronda Maria da Penha fará o monitoramento e acompanhamento de mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar que possuam medidas protetivas de urgência”, frisou o vereador.
A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) busca prevenir e punir a violência doméstica e familiar contra as mulheres, estabelecendo medidas de proteção e assistência às vítimas.
Ela foi criada após o Brasil ser responsabilizado internacionalmente pela omissão diante de casos de violência, sendo nomeada em homenagem à farmacêutica Maria da Penha, que sofreu violência por anos de seu marido.
HOMENAGEM
Já em uma Moção de Congratulações e Reconhecimento, Crippa presta homenagem pela data de 10 de outubro, o Dia da Guarda Civil Municipal de Catanduva. O objetivo é enaltecer o trabalho, a dedicação e o compromisso da GCM com a segurança e o bem-estar da população.
Em nome do comandante da Guarda Municipal, Jeferson Henrique Rodrigues, 83 agentes foram homenageados. Cada um deles receberá sua Moção de Congratulações e Reconhecimento.
“A Guarda Civil Municipal constitui-se em pilar essencial na defesa da cidadania, na preservação da ordem pública e na proteção do patrimônio público municipal. Ao longo de sua história, tem se destacado pelo zelo, disciplina e postura ética de seus integrantes, que diuturnamente, não medem esforços para garantir a tranquilidade e a segurança da nossa cidade”, comentou.
Autor