Crippa elabora projetos sobre asma, saúde ocular e endometriose
Foto: Câmara de Catanduva - Crippa elaborou três projetos da área da saúde; um será votado na terça-feira
Três propostas estão tramitação na Câmara e criam datas específicas para realização de campanhas de conscientização
Por Da Reportagem Local | 12 de maio, 2025

O presidente da Câmara de Catanduva, vereador Marcos Crippa (PL), elaborou três projetos de lei da área da saúde. O objetivo é orientar a população sobre a importância da saúde ocular e do combate à asma e à endometriose, doença crônica que atinge a parte interna do útero.

O primeiro projeto de lei instituiu no Calendário Oficial do Município de Catanduva a Campanha “Abril Marrom”, dedicada à prevenção e combate à cegueira e à promoção da saúde ocular. A meta é promover ações educativas e informativas sobre doenças oculares que podem levar à cegueira, como catarata, glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular.

“Durante o mês de abril, o município promoverá ações para incentivar a população a realizar consultas oftalmológicas periódicas, estimulando a realização de exames de vista e campanhas de atendimento oftalmológico, além de difundir informações sobre hábitos e cuidados que favoreçam a saúde ocular”, explica Crippa.

O segundo projeto instituiu o Dia Municipal do Combate à Asma para conscientização sobre a doença e o diagnóstico precoce, incluindo a data no Calendário Oficial do Município. O vereador propõe a comemoração anual no dia 1º de maio, abrindo o Mês Municipal de Combate à Asma.

“A meta é promover campanhas educativas, mutirões de diagnóstico e orientações médicas, conscientização e informações sobre a asma e incentivo à prática de atividades físicas orientadas para pessoas com asma, doença crônica respiratória que afeta milhões de pessoas”, destacou.

O terceiro projeto, nº 20/2025, está na pauta da próxima sessão da Câmara, que acontece na terça-feira, dia 13. O documento institui o Dia Municipal da Luta contra a Endometriose, incluindo a data no calendário oficial de eventos do município de Catanduva.

A endometriose é uma condição médica em que o tecido que reveste o útero (endométrio) se desenvolve fora do órgão. Esse tecido, como se estivesse "fora do lugar", responde aos estímulos hormonais do ciclo menstrual, causando inflamação, dor e, em alguns casos, infertilidade. Aproximadamente 18% das mulheres são diagnosticadas com endometriose. 

O projeto prevê o dia 7 de maio com o Dia Municipal de Luta Contra a Endometriose, além da realização de campanhas de conscientização sobre o que é a doença, seus sinais, sintomas e consequências. “Orientar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento especializado é fundamental. Temos que quebrar o silêncio que envolve essa doença e promover políticas públicas adequadas para o setor da saúde”, reforça Crippa.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 26 de setembro de 2025
Nilton Candido diz que aumento do IPTU vai elevar desemprego
Por Guilherme Gandini | 25 de setembro de 2025
Roberto Cacciari lamenta alta do IPTU sem devolutiva à população
Por Da Reportagem Local | 25 de setembro de 2025
Vereadores aprovam 5 projetos em sessão dupla na terça-feira