Crippa assume presidência da Câmara e garante transparência total
Foto: Dalmo Gomes - Crippa: 'Tudo que sair da Câmara em questão financeira estará no Portal da Transparência'
Sua primeira medida oficial foi decretar ponto facultativo no Legislativo, nesta quinta e sexta, para analisar a situação
Por Guilherme Gandini | 01 de janeiro, 2025

O vereador Marcos Crippa (PL) foi eleito presidente da Câmara de Catanduva com nove votos, incluindo o dele, em 13 possíveis. Ele presidirá a Casa pela quinta vez, cumprindo sua sexta gestão no Legislativo. Em discurso, agradeceu pela confiança dos eleitores, depois de dois anos distante da política, ao apoio do Simcat e aos parlamentares que o elegeram presidente.

Crippa frisou que todos os atos de sua gestão estarão no Portal da Transparência. “Cada centavo de vocês, recebido através dos impostos, estará exposto. Tudo que entrar e tudo que sair da Câmara de Catanduva estará no Portal da Transparência, isso eu garanto.”

A primeira medida oficial de Crippa foi decretar ponto facultativo na Câmara, nesta quinta e sexta-feira. “No Executivo existe a transição, mas na Câmara não”, explicou durante o discurso.

Crippa voltou a abordar o tema em entrevista a O Regional. “Eu preciso tomar pé da situação. Preciso do ponto facultativo porque preciso dos funcionários efetivos, que estarão ali com a gente, pra demonstrar qual a real situação que a Câmara enfrenta hoje. Não há possibilidade de manter uma Câmara aberta com esse número exorbitante de funcionário que tem pra que a gente possa fazer isso. Então com certeza essa medida vai trazer um pouco de tranquilidade.”

Ele relembrou que há cerca de 3 anos, foi convidado pelo prefeito Padre Osvaldo a voltar à vida política. “Entendendo a situação criada, achei necessário o retorno. Acompanhei o sofrimento que o padre passou, uma perseguição incansável, descabida, política e até no campo pessoal. Alguns vereadores receberam a resposta nas urnas; outros, ainda não”, relatou Crippa.

O presidente da Câmara afirmou que fará de tudo para que Legislativo e Executivo possam fazer o melhor para a cidade. “Catanduva é de vocês e fomos eleitos para isso e vocês vão ver todos os dias no Portal da Transparência. Os vereadores que votaram em mim [para presidente] sabem o que fiz e farei, e meu compromisso pela transparência. Vocês vão se surpreender.”

Ao jornal O Regional, ele ainda fez elogios à gestão Padre Osvaldo: “Padre Oswaldo tem feito uma excelente administração. A câmara atrapalhou muito essa administração dele nos últimos anos, mas agora tudo mudou, a coisa vai voltar a fluir, para o benefício da nossa cidade.”

Como votaram os vereadores

A eleição da Mesa Diretora da Câmara de Catanduva foi feita de forma aberta e verbal, durante o evento de posse no Teatro Municipal. Cada vereador indicou seu voto para presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretário.

Votaram em Marcos Crippa para presidente os vereadores Bellê Martin (PRD), Gordo do Restaurante (PP), David Roger (Novo), Ivania Soldati (Republicanos), Ivan Bernardi (PL), Laura Luiza Protetora (Podemos), Manoel Gol de Ouro (PL) e Dr. Sinval Malheiros (MDB), além do próprio Crippa. Gleison Begalli votou em si mesmo, assim como Pastor Júlio Zanini (PSD) e Marquinhos Ferreira (PT). Este último ainda recebeu o voto de Taise Braz (PT).

Ao final, Marcos Crippa foi eleito presidente com 9 votos, tendo como vice-presidente Dr. Sinval Malheiros, também com 9 votos. A vereadora Ivânia Soldati recebeu 9 votos e será a primeira secretária, enquanto Laura Luiza recebeu 10 votos para ocupar a segunda secretaria.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 27 de setembro de 2025
Processo seletivo da Educação tem prova neste domingo
Por Guilherme Gandini | 26 de setembro de 2025
Nilton Candido diz que aumento do IPTU vai elevar desemprego
Por Guilherme Gandini | 25 de setembro de 2025
Roberto Cacciari lamenta alta do IPTU sem devolutiva à população