Mais de 25%. Esse foi o montante dos empresários que respondeu negativamente à pergunta sobre a situação atual de seus negócios em relação ao mesmo período do ano passado. O índice é o maior registrado nas últimas coletas de dados. Já considerando um panorama “melhor” do quem 2022, estão 44% das respostas dos entrevistados.
Outro ponto que chama a atenção é a expectativa com a reforma tributária que está em aprovação pelo governo: 36% dos filiados acreditam que ela será negativa para seus negócios, enquanto 16% esperam que a medida seja positiva.
Os números fazem parte da 9ª Pesquisa de Clima realizada pelo Lide Noroeste Paulista no período de 8 a 24 de agosto. Foram ouvidos 75 filiados entre diretores, sócios, CEO’s e presidentes de grandes empresas da região.
As administrações municipais seguem bem-vistas pelos empresários. Na média, 65,33% aprovam o trabalho feito pelas prefeituras da região. Já no âmbito estadual, o governo recebe a melhor avaliação já vista nas pesquisas do LIDE, com 84% de aprovação.
Por outro lado, a administração federal obteve o pior índice registrado desde o início dos levantamentos do grupo, recebendo apenas 4% das respostas no quesito “boa”, e nenhuma, no quesito “ótima”.
Em relação às práticas de ESG que já estão sendo aplicadas pelos integrantes do grupo, os números variam entre 32% (referente a meio ambiente), 40% (social, diversidade e inclusão) e 50% (governança).
A Pesquisa de Clima Empresarial é realizada pelo Lide Noroeste Paulista com o apoio da Didáctica Educação Corporativa e o acompanhamento da Russell Bedford. O resultado completo pode ser visto no link wetransfer.com/downloads.
REFORMA ON-LINE
Justamente para auxiliar os empresários a entenderem melhor e tirarem dúvidas a respeito da reforma tributária, o Lide Noroeste Paulista promove encontro on-line com o economista e secretário especial do governo, Bernard Appy. Será nesta quarta-feira, 13, a partir das 19 horas.
Já na próxima segunda, 18, será a vez do ex-ministro e presidente do Grupo Cabrera, Antonio Cabrera Filho, conversar com os jovens do Lide Futuro. Na pauta, a liberdade econômica e os desafios do Brasil de hoje. Os dois eventos são exclusivos para filiados.
Autor