Crescimento do PIB e saída da recessão: como os pequenos negócios podem se preparar?
Principais destaques foram os setores de serviços e indústria, que registram altas
Foto: DIVULGAÇÃO - Recomendação é que empreendedores se aprofundem em conhecer seu negócio
Por Da Reportagem Local | 14 de março, 2022

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro recuperou o caminho do crescimento em 2021, apontando para o início da retomada econômica e da recuperação da recessão vivida em razão da pandemia. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), confirmam um aumento de 4,6% no PIB, somando total de R$ 8,7 trilhões de bens e serviços produzidos pelo país no ano passado. Esse foi o melhor resultado do PIB desde 2010.

Os principais destaques ficaram por conta dos segmentos de serviços, com alta de 4,7%, e da indústria, que registrou crescimento de 4,5%.  Nesse contexto, quais as perspectivas para os pequenos negócios, que contribuem com aproximadamente 30% do PIB nacional?

O economista e analista de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae, Giovanni Beviláqua, explica que esse crescimento era esperado, considerando o contexto de melhora nos índices de vacinação e retomada das atividades econômicas.

“Nos últimos dois anos, com a pandemia, tivemos quedas significativas, o que temos agora é uma lenta recuperação. O avanço da vacinação, a flexibilização das medidas de isolamento, tudo isso contribui para que o país saia da estagnação”, afirma. O especialista alerta, no entanto, para o novo cenário que vem se desenhando: “Fatores como a inflação, alta dos juros e a guerra impactam diretamente no comportamento da economia”, destaca.

Segundo Beviláqua, os donos de pequenos negócios precisam estar atentos na hora de buscar crédito. “A taxa de juros (SELIC) deve se manter em dois dígitos durante todo esse ano. Por isso, a recomendação é que só façam empréstimos se for estritamente necessário. Muitas vezes um simples arranjo na gestão financeira da empresa já ajuda bastante.”

A recomendação é que os empreendedores se aprofundem em conhecer o seu próprio negócio. “É preciso conhecer o seu mercado, conhecer o seu cliente, buscar inovação para poder acompanhar o fluxo do crescimento”, afirma.

 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 26 de abril de 2024
Esquadrilha da Fumaça faz show com público no Recinto de Exposições
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Três padres de Catanduva participam do Encontro Nacional de Presbíteros
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Fatec divulga resultado da isenção e redução de taxa do vestibular