A Creche Boa Nova utilizou um dos livros infantojuvenis mais vendidos dos últimos tempos pela Amazon, "Amoras”, do rapper, cantor e compositor Emicida, para trabalhar o tema proposto pela Semana Municipal de Combate à Discriminação Racial e Educar pela Igualdade Racial. A abordagem está prevista na lei municipal nº 6.161/2021.
O livro retrata a trajetória de uma menina negra que está aprendendo a se reconhecer no mundo. Em conversas com seu pai, embaixo de uma amoreira, ela tem acesso a conhecimentos ligados à sua própria identidade e ancestralidade, além de ser apresentada a grandes ícones dos povos negros, como Zumbi dos Palmares, Martin Luther King e Malcon X.
Nessa perspectiva, as professoras da creche organizaram sequência didática de atividades a serem desenvolvidas com base no livro, tais como leitura compartilhada, degustação de geleia de amora com sorvete, conhecimento das personalidades descritas, conhecimento de esportes como o boxe e capoeira, além de uma aula dinâmica fazendo uso de confeitos coloridos de chocolate para explicar a política segregacionista e a luta por igualdade de Martin Luther King.
O encerramento contou com exposição de trabalhos e fotos realizados no decorrer da semana, além de parceria com a Cia Arte Brasil de Experimentos Artísticos, de Paraíso, que apresentou três contações de histórias: “Sulwe” - Lupita Nyongó; “Kumba e o Tambor Diambê” - Madu Costa e “Amoras” - Emicida, carregadas de cultura, musicalidade, diversão e aprendizado.
De acordo com os organizadores do evento, “ficou a certeza de que a cultura e a educação são fenômenos que estão intrinsicamente ligados e que devem sempre ser fomentados pelo poder público e afins, pois juntos se tornam elementos socializadores capazes de mudarem vidas.”
Autor