O Grupo de Homens de Itajobi é realizado semanalmente pelo Departamento Municipal de Assistência Social, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras). É uma iniciativa oferecida pelo Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), que conta com atendimentos, visitas, encaminhamentos, campanhas, grupos e outras atividades.
O Grupo de Homens é voltado ao público masculino e surgiu na pandemia, quando parte desse público passou a procurar por serviços oferecidos pelo Cras. Segundo os responsáveis, além da demanda econômica, era necessário dar mais atenção às famílias no que diz respeito a esses pontos.
Nele, são trabalhadas questões relacionadas à vida familiar, comunitária e profissional, através da troca de experiências e apoio mútuo. O diferencial está no fato de ele ser conduzido por um assistente social do sexo masculino, o que acaba gerando identificação maior por parte dos participantes.
Os encontros têm média de 15 a 20 pessoas, o que de acordo com a psicóloga do Cras, Camila Freschi, é um número considerado alto para esse tipo de serviço. “Trabalhamos temas como família, comunidade, convívio social, desenvolvimento pessoal, trabalho e demandas que surgem ao longo das reuniões”, explica.
Trata-se de um trabalho pioneiro e muitas cidades da região procuram saber mais sobre o Grupo de Homens de Itajobi, a fim de poderem implantar algo semelhante para os seus munícipes.
Os participantes do grupo relatam terem procurado o Cras em momentos difíceis em suas vidas e famílias. Para eles, o benefício foi terem se reencontrado com si mesmos e terem feito novas amizades. Eles ainda recomendam e convidam mais homens a fazerem parte do grupo.
Os interessados em participar precisam fazer sua inscrição pelo telefone (17) 3546-2978 ou no Cras, localizado na rua Lauro Sodré, nº 181, Centro. As vagas são exclusivas para moradores de Itajobi.
Autor