A Delegacia da Receita Federal de São José do Rio Preto doou ao 13º Grupamento de Bombeiros, que atende toda a região, oito drones apreendidos em operações de fiscalização contra o contrabando. O objetivo é utilizar o apoio aéreo para aprimorar o combate a incêndios, especialmente em áreas de difícil acesso e na vigilância de grandes extensões territoriais.
Os equipamentos também poderão contribuir para a localização de vítimas em áreas de desastre, de entradas e saídas seguras em salvamentos, além da avaliação de riscos das equipes em solo. Todos os drones têm câmeras de alta resolução, longa autonomia de voo, alto alcance de sinal, capacidade para transportar equipamentos leves e transmitir imagens em tempo real.
De acordo com o 1º Tenente PM Daniel Henrique, as ações com aeronaves não tripuladas são operações aéreas especiais de segurança pública, conforme definição da autoridade aeronáutica brasileira. Essas atividades estão sujeitas aos parâmetros de altura de voo, delimitação de espaço aéreo, segurança operacional e comunicações aeronáuticas pertinentes.
Nos Bombeiros há o Núcleo de RPAS “Drones”, cujos integrantes concluíram curso ministrado pela Escola de Aviação da Polícia Militar, responsável pela habilitação, capacitação e manutenção da proficiência dos policiais militares que integram o Programa de Policiamento com Drones.
Segundo o profissional, a doação dos drones pela Delegacia da Receita Federal representa relevante incremento operacional ao 13º Grupamento de Bombeiros, beneficiando diretamente os 96 municípios sob sua jurisdição, abrangendo população estimada em 1,5 milhão de pessoas.
“A doação feita pela Delegacia da Receita Federal do Brasil demonstra muita sinergia governamental, pois reflete a colaboração positiva na destinação inteligente de bens apreendidos e a aplicação da tecnologia em serviço público essencial, pelo Corpo de Bombeiros”, ressalta o delegado Paulo Sérgio Cláudio, da Receita Federal de Rio Preto.
Autor