Será realizada neste domingo, dia 24, a 1ª Copa Catanduva de Kung Fu no Ginásio Gavioli, a partir das 9 horas. O evento é promovido pela academia Tigres de Shaolin e pelo Instituto Viana e tem o apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria de Esporte e Lazer (Smel).
Segundo Lucas Paschoal, professor na Tigres de Shaolin, a ideia surgiu após conversa com o vereador Gleison Begalli, quando estavam pontuando o quão importante é ter ações como essa na cidade.
“Como sou o único que trabalha com Kung Fu Tradicional, decidimos colocar a ideia em prática. Rapidamente fui conversar com o mestre de Rio Preto, Eduardo Viana, que já estava acostumado a realizar eventos como esse, e ele me auxiliou também”, relata Paschoal.
Na copa serão disputadas diversas categorias de Formas, dentre elas o Wushu moderno e o Wushu Tradicional, incluindo armas longas, curtas, flexíveis e mãos nuas também.
O professor explica que o Kung Fu pode ser praticado com diferentes objetivos, como autodefesa, competições esportivas, condicionamento físico, meditação e desenvolvimento pessoal. “Abrange uma ampla variedade de técnicas, desde golpes de punho e chutes até movimentos de esquiva, bloqueio e controle de respiração”, destaca.
Paschoal ainda diz que as expectativas para o evento são excelentes, visto que são, aproximadamente, 100 atletas inscritos, de cidades como Barretos, Araçatuba, São José do Rio Preto, Bebedouro e, claro, de Catanduva. “Organizamos tudo com muito carinho para receber todos esses municípios e agradá-los de tal forma que outros anos possam voltarem e participarem novamente”, projeta
Autor