Informações levantadas pelo portal TudoRadio.com mostram que o streaming de rádio está avançando em várias frentes e diferentes cenários. No mais aparente, é o crescimento no consumo, onde a depender do país, ele já oscila entre 10 a 25% do total da audiência de determinadas estações, com variação para mais conforme o formato/gênero da rádio.
Também avança em qualidade técnica - melhorou a qualidade do áudio levado ao streaming, acessibilidade ao usuário/ouvinte e também no número de dispositivos aptos a receber esse tipo de mídia. E, nos últimos anos, as rádios brasileiras parecem estar atentas a essa realidade.
É possível constatar, por exemplo, que a experiência do usuário foi aprimorada pelas próprias estações de rádio, que passaram a cuidar da qualidade do áudio disponibilizado via streaming e muitas delas até decidiram gerar conteúdos adicionais por esses canais digitais, enquanto o dial cumpre obrigações específicas, como horários políticos e Voz do Brasil.
Em Catanduva, a Vox FM se destaca nas ondas da internet. No site Radios.com., a emissora alcançou 45% dos acessos de outubro, ou seja, ela tem a preferência de quase a metade dos ouvintes do streaming. A segunda colocada aparece com 20% e a terceira 16%, com as demais abaixo de 7%. A Vox FM também pode ser ouvida pelo site Voxfm.net ou pelo app.
A programação da Vox FM traz o pop dos anos 80/90 nacional e internacional, com pitadas de MPB, dance e rock light, assim como músicas contemporâneas. A emissora também investe no jornalismo e em quadros de cultura e história. O foco é o público acima de 30 anos, justamente o que tem afinidade destacada para consumo do rádio, segundo pesquisa do Kantar Ibope.
Autor