A construção de 28 moradias do Programa Vida Longa está avançando em Catanduva. As obras no bairro Pachá estão a todo vapor, segundo a administração municipal. O objetivo da iniciativa é oferecer autonomia, conforto, dignidade e qualidade de vida para idosos em situação de vulnerabilidade e risco social da cidade.
Promovido pelo governo do Estado de São Paulo, o Programa Vida Longa tem por objetivo implantar equipamento comunitário de moradia assistida e gratuita visando a oferta de serviço socioassistencial de acolhimento. É voltado a pessoas idosas, de 60 anos ou mais, que estejam sozinhas ou com vínculos familiares fragilizados.
Trata-se de uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Habitação, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, articulada com os municípios paulistas interessados.
É de responsabilidade da prefeitura dos locais beneficiados pelo programa indicar os beneficiários, assim como fazer a doação de terrenos para a construção do equipamento, da gestão e manutenção após a conclusão das obras.
Em Catanduva, a prefeitura anunciou ainda em dezembro do ano passado o convênio no valor de R$ 4,5 milhões.
As moradias estão sendo construídas na região do bairro Pachá II e devem contar com sala, cozinha, quarto, banheiro e varanda, com piso, revestimento, azulejo e forro. Além disso, está prevista uma área social, espaço para churrasco e confraternização entre os idosos que irão morar no local. Ainda não foi informado o prazo de conclusão das obras.
Autor