Conselho Municipal de Saúde realiza capacitação sobre funcionamento da saúde pública
Palestra será conduzida pelo psicólogo Alexandre Céspedes, nesta sexta-feira, na Unifipa
Foto: Arquivo Pessoal - Palestra será realizada pelo psicólogo Alexandre Luiz Arruda Céspedes
Por Guilherme Gandini | 21 de março, 2024

O Conselho Municipal de Saúde realizará capacitação para conselheiros municipais e locais de Saúde nesta sexta-feira, 22 de março, das 17h30 às 22 horas. A atividade é aberta a qualquer pessoa interessada, usuários do SUS ou não usuários, e será na Sala de Espelhos do Campus-Sede da Unifipa, que fica na rua dos Estudantes, 225, no Parque Iracema.

De acordo com o presidente do conselho, André Beck, a capacitação visa levar conhecimento sobre como utilizar os equipamentos de saúde locais, quando procurar o postinho do bairro, quando ir para a UPA, quando acionar o Samu e quando o paciente será encaminhado para o Hospital Emílio Carlos, por exemplo.

“É importante nós sabermos nossos direitos, mas também conhecer como funciona o sistema, quais são as limitações, quais são as exigências legais para que a gente possa utilizar melhor, tirar melhor proveito do maior sistema de saúde pública do mundo, que é o SUS, do Brasil”, frisa.

Beck pondera que o SUS tem dificuldades e limitações, mas que houve avanços e conquistas nesses anos todos. “Então é importante sempre a gente ter conhecimento para poder utilizar da melhor forma possível”, reforça.

Na programação, será realizada palestra com o psicólogo Alexandre Luiz Arruda Céspedes, mestrando pelo Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, com experiência na área de Saúde Coletiva e ênfase em Gestão em Saúde. Sua atuação é direcionada principalmente para temas sobre comunidade, instituição, saúde pública e Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

O cronograma da noite prevê recepção e cadastro dos participantes das 17h30 às 18 horas, seguido por composição da mesa. A palestra está prevista para as 18h30. Haverá coffee break às 20 horas e a continuidade da palestra a partir das 20h30. O encerramento será às 22 horas.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 19 de maio de 2024
Cartório vai em busca de mil mesários para as eleições de outubro
Por Guilherme Gandini | 17 de maio de 2024
Em novo contrato, prefeitura destina R$ 13 milhões para zeladoria
Por Da Reportagem Local | 16 de maio de 2024
Salário mínimo de R$ 1.640 proposto pelo Governo de SP é aprovado