Conselho Municipal de Saúde define este mês a Mesa Diretora para o próximo biênio
Primeira mulher a ocupar a presidência, Neolita Soncin precisará se desligar este ano
Foto: FERNANDO VETERI - Novos conselheiros foram definidos em reunião no dia 11 de abril
Por Guilherme Gandini | 20 de abril, 2022
 

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Neolita Soncin, passará o bastão ao final deste mês. Os novos conselheiros do órgão foram definidos em reunião no dia 11 de abril e as inscrições para compor a nova Mesa Diretora serão abertas no próximo dia 27.  

Na ocasião, será definido o prazo para as inscrições, bem como o dia para eleição das novas lideranças. O novo mandato será de 1º de maio de 2022 a 1º de maio de 2024. 

Sobre o período à frente do Conselho de Saúde, a atual presidente celebra os avanços. “Conseguimos organizar e fazer com que os Conselhos Locais de Saúde funcionem, com participação da população. Fizemos também a primeira capacitação para Conselheiros Locais de Saúde, mostrando a importância da participação. Isso foi muito importante. Tanto é que vamos ter conselheiros novos no Conselho Municipal”, pontua Neolita.  

Ela relembra que se manteve na presidência por nove meses apenas. Foi a primeira mulher a ocupar o cargo. “Foram apenas nove meses, não deu pra fazer mais como gostaria. Temos que cumprir a lei e como já estava no conselho desde 2018, completando quatro anos agora em 2022 tenho que me retirar. Podendo voltar após dois anos. Mas posso dizer que valeu muito, procuramos fazer tudo dentro da verdade e honestidade e muito respeito e dignidade.” 

Questionada sobre o legado, não hesitou: “Acho que meu legado foi a verdade e a honestidade, lutando para melhorar a saúde para os mais necessitados e pelo fortalecimento do SUS.” 

COMPOSIÇÃO 

O Conselho Municipal de Saúde é composto por representantes do governo municipal e prestadores de serviços de saúde, na proporção de 25%, dos trabalhadores da saúde, também 25%, e de entidades e movimentos de usuários do SUS, que contempla os 50% restantes.   

Desta forma, das 24 vagas para membros titulares e 24 para suplentes, são seis indicados pela Prefeitura, seis de instituições ligadas aos trabalhadores da saúde e 12 dos conselhos locais e entidades da terceira idade, pessoas com deficiência, movimentos sociais e populares, organizações religiosas, clubes de serviços sociais, sindicatos patronais e conselhos de classe.   

O órgão colegiado tem caráter permanente e deliberativo, tendo como finalidade atuar na formulação de estratégias e no controle da execução da Política Municipal de Saúde.  

 

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 26 de abril de 2024
Escolas participam de campanha contra violência à pessoa com deficiência
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Greve no Instituto Federal caminha para sua terceira semana
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Servidores ativos têm poucos dias para concluir recadastramento digital obrigatório