O Conselho Municipal dos Direitos LGBTs de Catanduva tem nova diretoria. Carla Mendes de Souza é a primeira mulher transexual a assumir a presidência do órgão, que está em atividade há seis anos. Ela conduzirá as atividades para o biênio de 2023 a 2025.
“Eu sou uma mulher transexual, preta e periférica que há mais de 20 anos luta por causas importantes como os direitos humanos, a inclusão social e principalmente, das pessoas LGBTQIA+”, escreveu ela nas redes sociais, ao celebrar a eleição.
“É com muita alegria que assumo esta posição tão importante dentro do município de Catanduva, pois sei que terei a oportunidade de resolver muitos problemas e combater a intolerância que afeta tantas pessoas em nossa sociedade”, completa a nova presidente.
Carla diz considerar ser enorme a importância do cargo. “Temos um lugar em que podemos discutir as demandas e reivindicações da comunidade LGBTQIA+ e propor soluções que de fato serão implementadas para garantir o bem-estar e a segurança de todas as pessoas.”
Ao jornal O Regional, ela relembrou conquistas recentes do conselho, como os Mutirões de Retificação de Nomes, a implantação do Ambulatório LGBTQIA+ para atendimento especializado para esse público e a hormonioterapia gratuita, além da realização da Semana da Diversidade.
“É um evento que traz temas relevantes, que identificam e resumem toda a militância e a causa em Catanduva”, pontua Carla, projetando o futuro. “O conselho pretende estabelecer parcerias com empresas para fazer a empregabilidade dessa população, que há anos não é pensado.”
Ela reforça que esse é o próximo passo a ser dado pelo Conselho LGBT. “A perspectiva é fazer com que a empregabilidade seja um dos pontos fortes e que a gente possa fazer a identificação de cada sigla para que toda a população possa conhecer e saber quem somos.”
Autor