Conselho LGBT convida casais do mesmo sexo para casamento coletivo
Cerimônia será realizada no dia 28 de junho, no cartório, com festa no dia seguinte; iniciativa é inédita na região
Foto: Freepik - Intenção do Conselho LGBT é proporcionar momento reservado aos casais do mesmo sexo
Por Guilherme Gandini | 05 de maio, 2024

O Conselho Municipal dos Direitos LGBTs de Catanduva está convidando casais LGBTQIAPN+ que desejam se casar para entrar em contato com o órgão. O objetivo é organizar o Casamento Coletivo, com cinco casais homoafetivos, que está agendado para 28 de junho, às 15h40, no Cartório de Registro Civil. Essa será a primeira iniciativa desse tipo em toda a região.

“Reconhecemos e respeitamos os direitos adquiridos por pessoas LGBTs, incluindo o direito ao casamento. Sabemos que cada passo dado em direção à igualdade é uma vitória para todos nós. Acreditamos firmemente na importância da união entre pessoas e estamos aqui para apoiar e orientar os casais nessa jornada”, ressalta Carla Mendes, presidente do conselho.

Ela frisa que o casamento é mais do que um contrato legal. “É um compromisso de amor e dedicação entre duas pessoas. E o amor, em todas as suas formas, deve ser celebrado. Por isso, convidamos vocês a compartilharem suas histórias, seus sonhos e seus planos conosco. Juntos, podemos construir um futuro onde o amor e a igualdade prevaleçam”, reforça.

A intenção do Conselho dos Direitos LGBTs é proporcionar momento reservado aos casais do mesmo sexo, para que eles possam demonstrar afeto e carinho, o que costuma ser cerceado habitualmente, quando o casamento é feito junto aos casamentos entre heterossexuais.

“Isso fere e acaba inibindo o casal a mostrar seu amor e carinho, diante das outras pessoas que estão lá, com seus padrinhos e testemunhas, e podem repudiar algum ato de carinho entre pessoas do mesmo sexo. Então essa data é para dar um pouco de acalento a essas pessoas”, diz.

No dia seguinte à oficialização dos matrimônios, será realizada uma festa no salão social da Coordenadoria de Inclusão Social, na rua 15 de Novembro, em que cada casal poderá levar dez convidados. Haverá bolo, decoração, serviço de buffet e show com Dan Lopes.

Os casais interessados devem entrar em contato com o Conselho Municipal dos Direitos LGBTs de Catanduva via Instagram @conselholgbt ou utilizando o QR Code da arte de divulgação.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Catanduva avança no mercado externo e ocupa a 36ª posição em SP
Por Guilherme Gandini | 19 de novembro de 2024
Padre Osvaldo prorroga conclusão da Casa Pet e da Casa da Juventude
Por Guilherme Gandini | 12 de novembro de 2024
Provas do Saresp atrasam e aplicação fica para a semana que vem