O Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8) encaminhou no início deste mês e-mail com questionário para todas as escolas públicas com mais de 400 alunos da Região Administrativa de São José do Rio Preto, que inclui Catanduva. A intenção é fazer o mapeamento detalhado das bibliotecas escolares no cenário paulista.
Conforme o CRB-8, entram na lista apenas municípios com mais de 5 mil habitantes e o prazo indicado para resposta é o dia 6 de julho. Pelo menos 504 cidades de São Paulo endradram-se nos critérios para participar da pesquisa.
“Precisamos da colaboração dos diretores(as) das escolas para que respondam o questionário, para podermos ter dados que mostrem a situação das bibliotecas escolares na região de São José do Rio Preto”, reforça Marcos Antonio de Araújo, diretor administrativo e coordenador da Comissão Temporária de Biblioteca Escolar.
Entre as questões que precisam ser respondidas pelas escolas estão desde a situação das bibliotecas escolares e salas de leitura em relação ao espaço, funcionamento e organização até se elas têm profissional bibliotecário ou outro desempenhando as atividades.
As informações darão subsídios para que o conselho possa lutar pela efetivação da Lei da Universalização das Bibliotecas Escolares (Lei nº 12.244/2010).
“A porta fechada da biblioteca em uma escola é como o conhecimento preso em caixas e estantes. A chave para resolver essa questão está em saber a situação atual das bibliotecas escolares e salas de leitura do sistema de ensino público paulista, para juntos buscarmos que a Lei seja cumprida”, salienta Araújo.
As primeiras regiões administrativas a receberem a pesquisa foram a Baixada Santista, Registro, São José dos Campos, Itapeva, Sorocaba e Ribeirão Preto.
Autor