Conselho faz mapeamento de bibliotecas escolares na região de Catanduva
Entram na lista apenas municípios com mais de 5 mil habitantes e escolas com 400 alunos
Foto: ARQUIVO/PREFEITURA DE CATANDUVA - Escola municipal José D’Oliveira Barreto ganhou nova biblioteca em 2019
Por Guilherme Gandini | 15 de junho, 2022
 

O Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8) encaminhou no início deste mês e-mail com questionário para todas as escolas públicas com mais de 400 alunos da Região Administrativa de São José do Rio Preto, que inclui Catanduva. A intenção é fazer o mapeamento detalhado das bibliotecas escolares no cenário paulista.   

Conforme o CRB-8, entram na lista apenas municípios com mais de 5 mil habitantes e o prazo indicado para resposta é o dia 6 de julho. Pelo menos 504 cidades de São Paulo endradram-se nos critérios para participar da pesquisa.  

Precisamos da colaboração dos diretores(as) das escolas para que respondam o questionário, para podermos ter dados que mostrem a situação das bibliotecas escolares na região de São José do Rio Preto”, reforça Marcos Antonio de Araújo, diretor administrativo e coordenador da Comissão Temporária de Biblioteca Escolar.  

Entre as questões que precisam ser respondidas pelas escolas estão desde a situação das bibliotecas escolares e salas de leitura em relação ao espaço, funcionamento e organização até se elas têm profissional bibliotecário ou outro desempenhando as atividades.  

As informações darão subsídios para que o conselho possa lutar pela efetivação da Lei da Universalização das Bibliotecas Escolares (Lei nº 12.244/2010).  

“A porta fechada da biblioteca em uma escola é como o conhecimento preso em caixas e estantes. A chave para resolver essa questão está em saber a situação atual das bibliotecas escolares e salas de leitura do sistema de ensino público paulista, para juntos buscarmos que a Lei seja cumprida”, salienta Araújo.  

As primeiras regiões administrativas a receberem a pesquisa foram a Baixada Santista, Registro, São José dos Campos, Itapeva, Sorocaba e Ribeirão Preto. 

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 18 de abril de 2024
Programa de alfabetização envolve mais de 1,5 mil alunos
Por Da Reportagem Local | 18 de abril de 2024
Governo de SP investe mais R$ 20 mi em medidas de combate à dengue
Por Guilherme Gandini | 17 de abril de 2024
Imes Catanduva tem contas de 2021 julgadas irregulares