O professor doutor João Ricardo Araújo dos Santos, biólogo formado pela Unesp e doutor em Ciências da Saúde pela Famerp, foi eleito presidente do Conselho Municipal de Saúde. A apuração dos votos foi realizada na noite de quinta-feira, 8. A mesa diretora terá Laerte Emídio Costa, vice-presidente, Michele Zanatta Crepaldi, 1ª secretária, e Ângelo Bernardo, 2º secretário.
O grupo conduzirá as atividades pelos próximos dois anos e definirá suas comissões de trabalho ainda este mês, na reunião ordinária prevista para 29 de maio.
O novo presidente atua há quase três décadas na formação de profissionais da área de saúde e foi indicado pelo Imes Catanduva, representando o trabalhador na vaga direcionada à Comunidade Científica da Área de Saúde e Instituições de Ensino Superior da Saúde. Ele é rotariano, avaliador do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Estadual da Educação.
Ele também integra o Conselho de Saúde há mais de três anos, sendo presidente da Comissão de Comunicação e Educação em Saúde, atuando diretamente para a capacitação dos Conselheiros Municipais de Saúde. De 16 maio de 2022 a 30 de abril de 2024, atuou como vice- presidente junto ao então presidente André Beck, tendo ocupado a cadeira por diversas vezes.
Ao jornal O Regional, João Ricardo afirmou que a dedicação ao conselho é uma ação voluntária e de amor, por querer buscar melhorias nas áreas de educação e saúde. Uma de suas metas é capacitar os conselheiros e aumentar o número de participantes, levando o conselho aos bairros.
“Quero ir aos bairros, às escolas, para a população se empoderar sobre o que é o Conselho Municipal de Saúde, saber onde cobrar e onde agradecer pelas demandas atendidas. Vamos visitar todos os distritos de saúde para ouvir as demandas”, projeta o novo presidente.
Outro objetivo é atrair o público jovem. “Não somos eternos. Nossa contribuição tem que ser intensa e exige renovação. Não são apenas os idosos que usam os serviços do SUS, então, onde estão os jovens na estrutura do conselho? Eles sabem que podem ter uma voz?”, pontua.
POSTURA CRÍTICA
João Ricardo afirmou à reportagem que o Conselho de Saúde tem sido crítico e reivindicado melhorias na saúde pública. Disse, ainda, que houve resultados. “Vamos trazer à tona as questões. Muitas cobranças foram feitas e muitas delas atendidas, que precisam ser mostradas.”
Ele entende que é essencial mostrar que a solução pode vir por meio do Conselho de Saúde e que, quando a pessoa passa a fazer parte, ela poderá ajudar a melhorar a saúde do seu bairro e da cidade. “É um conselho atuante, que tem muitas conquistas com foco na melhoria da saúde.”
Autor