Conselho da Mulher alerta para ‘cultura da posse’ após feminicídio
Casal foi baleado em choperia de Catanduva, na quinta-feira; atirador não teria aceitado o fim do relacionamento
Foto: Reprodução/Redes Sociais - Corpos caíram ao lado das mesas e óbito foi confirmado por equipes do Samu
Por Guilherme Gandini | 24 de dezembro, 2023

Um casal foi assassinado a tiros em choperia do Parque Iracema, na noite de quinta-feira, 21. De acordo com a Polícia Militar, pela declaração de testemunhas, as vítimas estavam sentadas conversando quando surgiu um homem com roupas pretas, em uma motocicleta. Ele efetuou vários disparos contra o casal e fugiu. As duas vítimas tiveram óbitos confirmados no local.

O criminoso teria 47 anos e trabalhava no Hospital Unimed São Domingos. Ele não teria aceitado o fim do relacionamento com a enfermeira Fabiana Aparecida Custódio Fonseca, 53, que atuava no mesmo hospital, e por isso teria cometido o crime, atirando também contra Marco Antônio Vetteri, 58. Segundo a PM, o delito está sendo investigado e, a princípio, trata-se de crime passional.

Diante da repercussão do crime, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Catanduva emitiu nota de repúdio em que expressou pesar pelo feminicídio e solidariedade aos familiares e amigos das vítimas. “A tragédia que presenciamos é um triste lembrete de como o desrespeito à autonomia e à liberdade das mulheres pode resultar em consequências irreversíveis”, disse.

No manifesto, o órgão afirmou ser imprescindível refletir sobre a urgência de combater a cultura da posse, que persiste em algumas relações. “O feminicídio não é um crime contra uma única mulher; é um ataque a toda a sociedade e aos valores fundamentais da dignidade humana.”

O Conselho da Mulher conclamou autoridades, instituições e cidadãos a trabalharem juntos na implementação de medidas efetivas de prevenção, apoio às vítimas e punição aos agressores. “Neste momento sombrio, honramos a memória das vítimas, reafirmando nosso compromisso inabalável com a busca por uma sociedade justa, igualitária e livre de violência de gênero.”

PESAR

O Hospital Unimed São Domingos divulgou nota de pesar ao falecimento das enfermeiras Fabiana Aparecida Custódio Fonseca e Letícia Fernanda Rufino Almeida, de 23 anos, vítima de acidente de trânsito na rodovia Washington Luís, na noite de quinta-feira, 21, em Pindorama.

“Para honrar a memória de Fabiana e Letícia, registramos aqui a dedicação incansável e profissionalismo de ambas. Neste momento de tristeza e luto, expressamos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e colegas de trabalho”, registrou a empresa, nas redes sociais.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 03 de dezembro de 2024
Ex-diretor do Ibama debate queimadas e infrações ambientais
Por Da Reportagem Local | 02 de dezembro de 2024
Catanduva integra grupo de 28% das cidades do país com aterro sanitário
Por Da Reportagem Local | 02 de dezembro de 2024
Começa a construção da superestrutura do novo prédio no Emílio Carlos