
As conselheiras municipais de Saúde Benedita de Fátima Donadon e Mariza de Fátima da Silva representaram Catanduva na fase estadual da 5ª Conferência Nacional do Trabalhador e da Trabalhadora, realizada nos dias 30 de junho, 1º e 2 de julho, no Hotel Nacional Inn, em Campinas. A etapa nacional está programada para 18 a 21 de agosto, em Brasília.
A presidente do conselho Nacional de Saúde, Fernanda Magano, compôs a mesa diretora da etapa paulista e reafirmou a necessidade de os conselhos estarem atentos à saúde do trabalhador, principalmente na era digital em que vivemos.
“Temos que avançar, seguir lutando, defender mais recursos, ir marcando posição no cuidado com a população brasileira na saúde do trabalhador e da trabalhadora. Nesse sentido, temos que ter um olhar atento para o trabalho realizado de forma digital”, declarou na abertura.
Durante o encontro, os delegados aprovaram propostas de políticas públicas que tratam sobre a promoção da saúde dos trabalhadores, prevenção, criação de ambientes de trabalho saudáveis, combate ao assédio e todas as formas de discriminação, garantindo mecanismos de denúncias.
As conselheiras Benedita Donadon, representando os usuários, e Mariza de Fátima da Silva, representante dos trabalhadores da saúde, foram eleitas delegadas nas etapas municipal e macrorregional da 5ª Conferência Nacional do Trabalhador e da Trabalhadora, realizadas nos dias 29 de março e 30 de maio, em Catanduva e São José do Rio Preto, respectivamente.
Autor
