Votuporanga volta a ser palco de um dos maiores eventos de educação do interior de São Paulo. A oitava edição do Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista - Cienp começa nesta quinta-feira, 27, na Cidade Universitária da Unifev, reunindo mais de 1,5 mil profissionais de redes municipais de ensino de mais de 100 cidades brasileiras.
O tema deste ano do congresso será “Educação Inclusiva: afeto e aprendizagem” e norteará as apresentações de conferencistas reconhecidos em todo o Brasil. O Cienp contará com espaço com estandes de empresas expondo novidades em tecnologia e soluções de ensino.
Haverá palestras de Rossandro Klinjey, José Pacheco e Herbet Lima, além de apresentação cultural de Natanael dos Santos.
“O tema Educação Inclusiva traz à tona o que as pessoas acham que não existem como, por exemplo, o preconceito, o esquecimento dos usuários de cadeiras de rodas e cegos, ou seja, pessoas com alguma síndrome. Com isso, o congresso possibilita a discussão e o aprimoramento dos participantes”, afirma Natanael, que além das oficinas sobre “Metáforas da Língua Portuguesa com Musicalização”, ficará responsável pelo encerramento na sexta-feira, 28, com apresentação de músicas clássicas com instrumentos africanos e afro-brasileiros.
Outra atração será a mesa reflexão sobre a temática do congresso na quinta-feira, 27, às 10h30, com a participação de Luciana Brites, Thiago Lopes e Guilherme Almeida. Além das palestras e mesa de reflexão, o 8º Cienp contará com mais de 40 oficinas e minicursos.
A organização é assinada pelo Arranjo de Desenvolvimento da Educação - ADE Noroeste Paulista, Associação dos Municípios da Araraquarense - AMA e Unifev.
Autor