Congresso Acadêmico da Unifipa registra recorde de participações
Com público estimado em 900 pessoas, evento com palestras e minicursos foi considerado um sucesso
Foto: Divulgação - Objetivo do Congresso foi promover a pesquisa científica e a extensão universitária
Por Da Reportagem Local | 23 de outubro, 2024

De 16 a 18 de outubro, o Centro Universitário Padre Albino - Unifipa promoveu seu Congresso Acadêmico, organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg) e pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). O evento integrou quatro encontros acadêmicos - o XIII Congresso de Iniciação Científica (CIC), o II Congresso de Extensão Universitária (CEU), o XII Workshop de Pós-Graduação (WPG) e o I Interligas do curso de Medicina/Fameca. Com público estimado em 900 pessoas, o Congresso Acadêmico foi considerado um sucesso.

Nos dias 16 e 17, além de diversos minicursos, foram realizadas apresentações de trabalhos acadêmicos nas modalidades oral e pôster, envolvendo alunos e docentes da Unifipa e de outras instituições de ensino superior. Já no dia 18 ocorreu o I Interligas, organizado pela Liga de Nutrologia (Lanutro) em parceria com outras Ligas Estudantis do curso de Medicina/Fameca, com palestras de profissionais de diversas áreas da saúde ao longo do dia.

O principal objetivo do Congresso foi promover a pesquisa científica e a extensão universitária, incentivando a divulgação de projetos desenvolvidos por alunos e professores de graduação e pós-graduação de diversas instituições. A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof.ª Dr.ª Ana Paula Girol, destacou o número expressivo de trabalhos apresentados. 

"Tivemos 215 trabalhos nas modalidades oral e pôster, sendo 135 de Iniciação Científica e 80 de Extensão e Ligas, abrangendo áreas como Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas e Sociais, Exatas e Engenharias, além da Pós-Graduação. Isso demonstra a valorização da pesquisa e da extensão dentro da Unifipa", concluiu ela.

O congresso também teve apresentação musical do tenor Tobias Varini e do pianista Gabriel Nobre, abrindo a primeira noite de atividades. Além disso, os participantes visitaram feira de artesanato e participaram da exposição fotográfica “Despertando o olhar: a Natureza no Cotidiano”, em que os participantes concorreram a certificados. A divulgação dos trabalhos premiados está prevista para 25 de outubro, no site www.unifipa.com.br/cic.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 20 de novembro de 2024
André Trigueiro aborda saúde mental e prevenção ao suicídio em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Simpósio sobre neurodesenvolvimento infantil terá série de palestras
Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Programa Campo Limpo entrega prêmios na escola Darci