Confronto de ideias e postura respeitosa marcam primeiro debate da Vox/O Regional
Encontro reuniu candidatos a estadual João César (PL) e Comandante Robinson Casal (PDT); outros dois candidatos não participaram
Fotos: O REGIONAL - Candidatos João César e Robinson Casal responderam perguntas de jornalistas e da população
Por Rodrigo Ferrari | 28 de setembro, 2022

O confronto de ideias e a postura respeitosa dos candidatos marcaram o primeiro debate entre candidatos a deputado de Catanduva, promovido pela Vox FM e o jornal O Regional. O encontro entre postulantes a uma cadeira na Assembleia Legislativa contou com as participações de João César Moraes (PL) e Comandante Robinson Casal (PDT).    

A ex-deputada Beth Sahão (PT) e o médico Ricardo Zupirolli (PMB) chegaram a enviar representantes para participar da reunião com a organização do debate. Mas, após tomarem conhecimento das regras, acabaram recuando da participação.   

O primeiro bloco contou com perguntas feitas por jornalistas. Entre os assuntos abordados estiveram questões partidárias e também relacionadas aos candidatos majoritários apoiados por João César e Comandante Robinson.    

No segundo bloco vieram as questões dos ouvintes e leitores. Nessa fase, os candidatos tiveram a oportunidade de responder a perguntas sobre saúde e também relacionadas a problemas de bairros como Imperial, Flamingo e Pedro Monteleone.    

Já o terceiro bloco foi marcado pelas perguntas de um político para o outro. Em suas falas, João César procurava, a todo momento, destacar sua relação com o presidente Jair Bolsonaro (PL) e também com os candidatos a governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e ao senado Marcos Pontes (PL).    

Comandante Robinson, por sua vez, buscou enfatizar sua origem militar, adotando um discurso nacionalista, em defesa de um projeto de desenvolvimento soberano do Brasil. Ele também criticou aquilo que denominou de identitarismo, que seriam, na visão dele, discursos artificiais e importados, que serviriam para plantar a divisão na sociedade brasileira.   

Ao fim do evento, ambos elogiaram a organização e agradeceram pela oportunidade de apresentarem suas ideias à população de Catanduva. “O grande vencedor desse confronto de ideias é a população de Catanduva. Foi uma conversa civilizada, em que apresentamos nossas ideias e deixamos de fora esse Fla-Flu da política, que não nos levará a lugar algum”, disse Comandante Robinson.   

João César também ficou satisfeito com sua participação. “Muito importante esse bate-papo para tratar das necessidades de nossa cidade. Houve uma pergunta, por exemplo, sobre a saúde no Flamingo. Ali, é preciso que se instale uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), para atender também aos moradores do Imperial e de toda aquela região”, afirmou.    

A professora Marina Gabas, diretora do Grupo Gerson Gabas de Comunicação, acredita que, mais uma vez, o jornal e a rádio cumpriram com compromisso com a democracia. “O debate é um importante meio para que os catanduvenses, especialmente os que ainda estão indecisos, possam definir o voto para os cargos de deputados, que são os responsáveis por elaborar as leis e fiscalizar o executivo”, frisa. 

 

Movimentação em frente à sede da Vox e O Regional foi grande durante o primeiro debate

Autor

Rodrigo Ferrari
É jornalista de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 20 de novembro de 2024
Catanduva avança no mercado externo e ocupa a 36ª posição em SP
Por Guilherme Gandini | 19 de novembro de 2024
Padre Osvaldo prorroga conclusão da Casa Pet e da Casa da Juventude
Por Guilherme Gandini | 12 de novembro de 2024
Provas do Saresp atrasam e aplicação fica para a semana que vem