O prefeito Padre Osvaldo (PL) confirmou ao jornal O Regional que a Praça da República será reinaugurada na próxima sexta-feira, dia 1º de dezembro, às 19 horas, junto à abertura do calçadão da rua Alagoas, entre as ruas Brasil e Maranhão. A reportagem esteve no local, na manhã desta terça-feira, 28, e constatou que a obra está na fase de acabamento.
A intervenção na Praça da República começou no mês de março e, segundo o chefe do Executivo, houve várias intercorrências que contribuíram para a demora e para a elevação dos custos, devido aos aditivos contratuais que precisaram ser feitos. O investimento inicialmente estimado em torno de R$ 1,5 milhão deverá ultrapassar, ao final, a marca de R$ 2,2 milhões.
“Quando começamos a mexer na rua Alagoas percebemos que toda a parte de rede de água e rede de esgoto estavam ultrapassadas, quebradas, então tivemos que fazer toda a nova rede, como também a parte de calçamento que não estava previsto”, explica Padre Osvaldo, que também decidiu recuperar a pérgula e a fonte luminosa enquanto as obras andavam.
A previsão é que praticamente 100% de todo o trabalho esteja concluído até a reinauguração, na sexta-feira à noite. As duas bancas de revistas que existiam pelo lado da rua Brasil já foram retiradas e a outra, na rua Maranhão, será removida nas semanas seguintes. Duas delas vão se instalar nos boxes comerciais existentes no prédio público onde estão os sanitários da praça.
O novo trecho da rua Alagoas terá sentido único da Brasil para a Maranhão. Para acessar a via, quem descer a rua Brasil deverá entrar no bolsão de estacionamento da Praça da República, e não poderá mais retornar à rua Brasil próximo ao Café da Esquina, como hoje. Já quem optar por descer a Brasil pela via principal poderá virar à direita na rua Alagoas, sentido rua Amazonas.
“Até surgir a reforma da rua Brasil, no próximo ano, pois vamos tirar o canteiro que existe entre as ruas Sergipe e Alagoas. Teremos essa intervenção, aí facilitará também para as pessoas fazerem o acesso mais próximo na rua Alagoas, sentido Maranhão”, explica, apontando que a previsão é iniciar as obras depois do período chuvoso, com 7 a 8 meses para conclusão.
“A Praça da República é o coração de Catanduva. Temos certeza que será de grande valia essa reforma, revitalizando o centro e promovendo a economia e o comércio da região central. Temos esperança muito grande que a recuperação da praça e da rua Brasil vai contribuir para o desenvolvimento e embelezamento, aliado a esse projeto de uma cidade iluminada no Natal”.
PROGRAMAÇÃO
O “Natal com Vida” de Catanduva terá abertura na sexta-feira, dia 1º de dezembro, às 19h30, na Praça da Matriz. Depois da cerimônia, haverá show com João Bosco & Vinícius aberto ao público. O evento ainda terá praça de alimentação conduzida por entidades assistenciais da cidade.
Autor