A etapa regional da Conferência Nacional Extraordinária de Educação (Conae) de São Paulo será realizada no sábado, dia 28, em São José do Rio Preto. Trata-se de uma convocação feita pelo Ministério da Educação com o objetivo de promover um debate público acerca das próximas diretrizes do setor no país.
O estado de São Paulo é dividido em 17 regiões, Catanduva faz parte da Regional de Rio Preto, que reúne outras 95 cidades. O evento será realizado no Complexo de Educação e Cultura, situado na avenida Duque de Caxias, 3.900, na Vila Ercília, com início previsto para as 8h30. Aos interessados em participar, as inscrições podem ser feitas via formulário disponível online.
Segundo a coordenadora da Regional de Rio Preto da Conae, Isabela Gisse Rainho, a convocação para a conferência foi feita porque o Plano Nacional de Educação (PNE), que dita regras e metas para o ensino brasileiro, encerra sua vigência em 2024. Logo, um novo plano deve ser construído.
“Nesse processo deve ser avaliado se as metas do atual PNE foram atingidas e quais serão as metas da Educação para os próximos dez anos. A Conferência encerra com a etapa Nacional em janeiro na cidade de Brasília, mas é precedida por etapas Estaduais e Regionais, garantindo assim que o debate chegue a todas as regiões do país, englobe toda a sociedade (profissionais da educação, poder público, sociedade civil organizada, famílias, estudantes) e contemple também a reconstrução dos Planos Estaduais e Municipais de Educação que serão reestruturados como consequência desse processo”, explica Isabela.
Ela ainda destaca que a importância do debate coletivo é que as vozes dos diferentes setores da sociedade estejam presentes na formulação de um novo Plano Nacional, Planos Estaduais e Municipais de Educação.
“[Queremos] que a visão dos professores, dos estudantes, dos familiares, dos trabalhadores, de todos os demais segmentos que têm contato com a educação sejam contemplados. E que assim a construção da rota educacional da próxima década seja pautada pelas necessidades reais de quem está na ponta, de quem vive a educação”, pontua.
PROGRAMAÇÃO
O evento começa às 8h30 com o café da manhã e credenciamento; às 8h30 começa a leitura e votação do regimento; às 9 horas haverá palestras sobre os Eixos IV, V e VI; em seguida, às 10h30, serão apresentados os grupos de trabalho destes eixos; às 12h30 há uma pausa para almoço (não incluído no evento); e às 14 horas ocorre a plenária final e a eleição de delegados para a etapa estadual.
A eleição dos delegados se dará por meio de critérios estabelecidos pelo próprio regimento da conferência, que é discutido e aprovado logo no começo da manhã. O papel deles, segundo a coordenadora da Regional de Rio Preto, é “compor o debate na etapa estadual, levar e defender as propostas da nossa região”, diz.
Autor