Do dia 9 a 11 de outubro, o Centro Universitário Padre Albino/Unifipa realizou a 3ª Conferência Internacional de Produtos Naturais e Saúde Humana no seu campus sede. O evento de renome reuniu mais de mil inscritos entre estudantes de graduação e pós-graduação da Unifipa, de outras instituições de ensino superior do Brasil e exterior, além de profissionais nas áreas da saúde e educação.
As duas edições anteriores foram organizadas e realizadas pela Deshbandhu College da Universidade de Delhi, Índia. Esta terceira foi escolhida pelos integrantes da conferência para ser sediada no Brasil, tendo como local a Unifipa. Segundo os organizadores, o foco do evento foi discutir o potencial transformador dos produtos naturais para a saúde humana e reforçar a importância da ciência, da tecnologia e da inovação para o desenvolvimento social e econômico.
A cerimônia contou com a presença de palestrantes internacionais de países como Índia, Malásia, Portugal, Rússia, Etiópia, Tailândia, Porto Rico e China, além de vários expositores brasileiros.
Na abertura, falas do reitor da unidade, Nelson Jimenes, do professor doutor Sunil Kayesth da Deshbandhu College, Universidade de Delhi, Índia, e da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFIPA, professora doutora Ana Paula Girol, que também é coordenadora e presidente da 3ª Conferência Internacional de Produtos Naturais e Saúde Humana.
A palestra “In vitro skin reconstruction: pathophysiology and toxicological applications”, ministrada pela professora doutora Silvya Stuchi Maria-Engler, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da USP, iniciou o evento, mediado pela professora doutora Maria de Lourdes Pereira, da Ciceco-Aveiro Instituto de Materiais e Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro, em Portugal.
Na grade de programação, a conferência somou 25 palestras de profissionais do país e do exterior, além de 52 minicursos e 275 apresentações de trabalhos de pesquisa. Também houve exposições fotográficas, feira gastronômica, feira de artesanato e outras manifestações artísticas.
“O evento proporcionou a interação de diferentes áreas de pesquisa, especialmente a saúde, com discussão de novos temas, técnicas e abordagens, além de consolidar colaborações nacionais e internacionais no âmbito da pesquisa científica”, ressaltou a coordenadora Ana Paula Girol.
No dia 11, o encerramento do evento foi com a palestra “Natural resources application in medicinal or nutritional formulations”, ministrada pelo professor doutor Artur Manuel Soares da Silva, vice-reitor de Pesquisa e Inovação da Universidade de Aveiro, Portugal. Ao final ele anunciou que a universidade portuguesa será sede da 4ª Conferência Internacional de Produtos Naturais e Saúde Humana, prevista para 2024.
Para Ana Paula Girol, a conferência mostrou toda a capacidade para pesquisa e internacionalização da instituição. “O evento confirmou o nível de excelência da Unifipa e a coloca entre as instituições de ensino superior mais importantes em nosso estado. Toda a gratidão ao reitor Dr. Nelson Jimenes e, em especial, à diretora de Educação da Fundação Padre Albino e vice-reitora da Unifipa, Cristiane Procópio de Oliveira, e a toda a comissão organizadora, as equipes internas e externas que assumiram comigo o compromisso da realização desse grandioso evento. Agradeço, também, aos diferentes setores da Unifipa envolvidos, bem como às secretarias de Cultura e Turismo de Catanduva, e aos nossos patrocinadores que contribuíram para o sucesso do evento”.
Autor