A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio da Coordenadoria de Políticas para a Juventude do estado de São Paulo (CPJ), promove nesta quinta e sexta-feira, dias 23 e 24, a partir das 9 horas, a 4ª Conferência Estadual de Juventude. O evento, em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, acontecerá no Parque Aquático Thermas dos Laranjais.
Estão confirmadas as presenças do secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, do secretário-executivo da pasta, Raul Christiano, e do prefeito da cidade, Fernando Cunha. Catanduva estará representada por Caio Fordiani, presidente do Conselho Municipal da Juventude (Comjuve).
“Com a participação ativa dos jovens, a conferência estadual será uma oportunidade de ouvir os representantes municipais e regionais, visando trazer melhorias em diversas áreas, na educação, lazer, esporte, qualificação profissional, geração de empregos, como o programa Jovem Aprendiz Paulista, entre outras importantes políticas públicas para a construção de um futuro melhor para todos”, destaca o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto.
Com o objetivo de discutir e ampliar as políticas públicas de juventude, a conferência deve reunir mais de 1.500 delegados eleitos nas etapas municipais e regionais, em amplo debate sobre os 12 eixos ligados à juventude: direitos à educação; trabalho e renda; diversidade e igualdade; saúde; cultura; comunicação e liberdade de expressão; lazer; sustentabilidade e meio ambiente; território e mobilidade; segurança pública e acesso à justiça; e o Sistema Nacional de Juventude.
A programação ainda prevê a eleição dos delegados que representarão São Paulo na etapa nacional, apresentações culturais e espaços de lazer para os participantes.
“A cidade de Olímpia será a capital paulista da juventude com a realização da maior escuta de jovens do estado. Será um amplo espaço de diálogo democrático para os jovens apresentarem as suas demandas e propostas, buscando ampliar e fortalecer as políticas públicas voltadas à juventude”, afirma o coordenador do CPJ, Juliano Borges.
As etapas municipais e regionais aconteceram no segundo semestre deste ano, com a participação de mais de 20 mil jovens, de 146 municípios paulistas, e vão orientar os debates da etapa estadual e, em dezembro deste ano, para a realização da 4ª Conferência Nacional de Juventude, organizada pela Secretaria Nacional da Juventude, em Brasília.
Autor